Texto porLudmilla Rossi
Santos

Aprender a desenhar letras e palavras

Se tem um talento que eu admiro é aquele de quem consegue criar famílias de fontes. Desenhar letras exige não apenas conhecer proporções espaciais como ter uma boa noção estética. Por conta do meu trabalho observo marcas, fachadas, cartazes e sempre meu olhar cola naqueles que possuem o que eu defino como “palavras que dançam”. É como eu chamo a tipografia manuscrita que parece se entrelaçar toda resultando no estado da harmonia mais perfeita.

awake-my-soul-marina-chacchur

 Esse é um exemplo do que estou dizendo, criado pela tipógrafa e designer Marina Chaccur.

Acho tão apaixonante quem consegue fazer isso apenas com caneta e papel! Foi quando procurei por lettering e acabei conhecendo o trabalho da Marina Chaccur. Ela é diretora da ATypI, professora em algumas das principais graduações de design de São Paulo e está constantemente envolvida em congressos, palestras, workshops e exposições no Brasil e no exterior.

Marina tem uma extensa formação em design e seus desdobramentos, FAAP, London College of Communication, Koninklijke Academie van Beeldende Kunsten são alguns dos lugares onde ela estudou design, design gráfico e design de tipos.

E aí ela faz coisas lindas como essas:

marinachaccur-behance

foras-da-lei
love-chacchur
Para sorte dos santistas que querem aprender mais sobre Lettering, a Marina Chaccur estará em Santos em 30 de novembro de 2013 às 10h. O evento será no TIP e as inscrições devem ser feitas neste link.

A técnica do lettering capacita o participante para desenvolver artes gráficas, cartazes, estamparia, publicidade e até para cartazes de cinema. O workshop tem o objetivo de desenvolver a percepção e habilidade para o desenho de letras e palavras, através de ferramentas analógicas. Não é necessário NENHUM conhecimento prévio.

O workshop Lettering é dividido em duas partes. No período da manhã, Marina irá explicar a diferença de Caligrafia, Lettering e Tipografia. Falará sobre os vários tipos de materiais, ferramentas e referências.

Durante a tarde, serão apresentadas as técnicas de sketch de letras (teoria, demonstração e prática) e exercícios de lettering (sketches e refinamento).

Serviço
Sketch and Lettering, com Marina Chaccur
Datas: 30 de novembro de 2013
Horário: 10h
Onde: TIP; Rua Carvalho de Mendonça, 238, 7° andar, Santos – SP
Preço: de R$ 230,00 a R$ 280,00
Inscrições: http://www.eventick.com.br/lettering

breathtaking-mchacchur