Texto porJuicy Santos
Santos

Musical “Valente de Samba e Alma” homenageia compositor Assis Valente

O sobrenome de um dos mais importantes compositores brasileiros, Assis Valente, simboliza perfeitamente o que ele representou para cultura do País. E para render uma justa homenagem ao autor de Camisa Listrada e Brasil Pandeiro, a Companhia Giradô! apresenta amanhã (2 de agosto), no Teatro Guarany, o espetáculo “Valente de Samba e Alma”.

Músicos, cantoras e atores trazem à cena o repertório criado pelo sambista baiano que fez carreira no Rio de Janeiro e que teve Carmem Miranda como uma de suas principais intérpretes.

Musical “Valente de Samba e Alma” homenageia compositor Assis Valente

Falar de Valente é mais do que falar apenas de Samba e Choro. Resgatar suas cancões é relembrar o cotidiano do berço do samba. É mostrar como o malandro negro firmou-se como refinado cronista da vida carioca ao retratar com ousadia e ironia questões consideradas tabus na sociedade da primeira metade do século XX.

O roteiro conta com treze cancões, hoje clássicos da música popular brasileira. No elenco, “Valente de Samba e Alma” traz oito instrumentistas, quatro cantoras e um ator. Todos os artistas são santistas. A renda do espetáculo será revertida para a ONG Vida Animal. Os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100). Além da apresentação do próximo dia 2 de agosto, os interessados poderão prestigiar o musical também no dia 22 do mesmo mês.

Segundo o diretor do espetáculo, Douglas Martins, o público pode esperar uma justa homenagem com audição do repertório composto nas décadas de 30 e 40 e que se tornou clássico, embora nem sempre se associe a obra ao autor. “O musical é pontuado por textos e poesias que farão o espectador viajar até um passado que muito contribuiu para a formação da nossa identidade cultural”.

Importância

Assis Valente foi um dos principais compostitores de Carmen Miranda, ao lado de Dorival Caymmi. Ele foi original nas imagens sugeridas em seus sambas, que capturavam elementos do cotidiano aparentemente dissociados, unindo-os e criando um novo contexto. O compositor antecipou tendências, que décadas mais tarde seriam expliciatamente assumidas pelo tropicalismo, movimento de vanguarda estética dos anos 60. Sua composição “E o Mundo não Se Acabou” – uma bem humorada abordagem das crenças sobre o fim do mundo muito correntes durante a 2ª Guerra -, é um bom exemplo da ironia presente em sua obra.

História

Fatos curiosos da personalidade de Valente até hoje desafiam seus biógrafos. São vários. A começar pela data do nascimento, sobre a qual não há consenso. Alguns pesquisadores afirmam ter sido em 1909. Outros, 1911. E há quem diga que ele nasceu em 1913. Tampouco se sabe ao certo o lugar. Sabe-se que ele nasceu no Estado da Bahia. Uns dizem que foi na cidade chamada Campo da Pólvora. Outros, no município de Santo Amaro da Purificação. Ele mesmo se afirmou carioca por ocasião da certidão de casamento.

Protético muito requisitado no Rio dos anos de 1940, vivia divido entre a vida “normal” de sua profissão e a vida agitada do mundo artístico. Bissexual, sofreu preconceito. Seus sambas, mesmo quando narravam situações de tristeza, eram cantados em melodias vivas e alegres, num resultado supreendente, onde a narrativa sempre empolgava, como no caso da canção “Boas Festas”, considerada a canção de Natal brasileira. Amou Carmen Miranda sem ser correspondido. Tentou o suicídio por duas vezes. Na primeira, atirou-se do Corcovado numa queda livre de 70 metros. Findou por conseguir, tomando formicida com guaraná em 11 novembro de 1958.

Serviço

O que: Espetáculo Musical Valente – de Samba e de Alma
Quando: 02/08 – sexta-feira, às 20 horas.
Onde: Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro, Santos)
Ingressos: R$ 20, à venda na bilheteria do Teatro Guarany
Mais informações: (13) 7811-2117 / 9751-0236 e facebook.com/CIAGIRADO

By: Alcione