Vamos falar sobre Desenvolvimento Local?

Porque reclamamos sobre as coisas que faltam em nossa cidade mas poucas vezes arregaçamos as mangas pra efetivamente fazer algo que mude isso? De onde vem essa sensação de indignação que não leva a maioria das pessoas a lugar nenhum? Vamos então falar sobre desenvolvimento local.

Por definição teórica, desenvolvimento local não é simplesmente o reflexo de um processo de desenvolvimento nacional em uma dada localidade. O que caracteriza o processo de desenvolvimento econômico local é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação. Trata-se, portanto, de um processo de desenvolvimento econômico que se baseia na autonomia dos agentes locais que, muitas vezes, caminham em oposição ao pensamento dominante.

Poderia terminar esse post por aqui, já que o parágrafo acima diz tudo. Mas vou, como diz o eufemismo famoso, chover no molhado!

As questões sobre esse assunto pairam, geralmente, sobre a questão do trabalho voluntário de pessoas que podem mais em comunidades carentes. Sim, essa é uma ação extremamente necessária, mas seria mesmo somente isso? O protagonismo, palavra que venho usando bastante ultimamente, é mais que trabalho voluntário. É ter ações e ideias que mudam o mundo, ou melhor, que mudam o seu pequeno espaço.

Afinal, como é possível fecharmos os olhos para as questões sociais que batem à nossa porta há tantos anos. Sim, porque há muitas décadas enfrentamos os mesmos problemas sociais.

Das tantas questões a serem resolvidas, vamos fazer um recorte sobre o desenvolvimento social LOCAL. Isso, ai da sua rua, do seu bairro.

Santista adora ressaltar as qualidades da capital. Por estarmos tão próximos geograficamente até entendo. Mas será mesmo que tudo de melhor está disponível apenas se subirmos a serra. Alias, algo que tem se tornado cada dia mais difícil e demorado.

Desculpe avisar, mas é possível encontrarmos tudo que São Paulo nos oferece pertinho de casa. Só é preciso querer. Quantos serviços podem surgir localmente melhorando a qualidade de vida do seu entorno?

A pergunta chave é descobrir como. E sinto muito, não há receita pronta. É preciso arregaçar as mangas, levantar da cadeira, largar aquele seu emprego que você odeia, e arriscar, empreender!

O protagonismo empreendedor vale não só quando você quer abrir aquele negócio próprio que tanto sonhou. É dar o primeiro passo para resolver uma questão social do seu bairro, é protestar no centro da cidade sobre a política ou a homofobia, é agir.

Na minha opinião o desenvolvimento local, aliado ao empreendedorismo, garante qualidade de vida à população, o que hoje em dia, é item raríssimo na nossa prateleira social. Ter opções de consumo, lazer, saúde e cidadania transforma ambientes comuns em ambientes sustentáveis.

Olhe ao seu redor. Veja o que te agrada ou o que te incomoda. Repare. Pare 5 minutos do seu dia para fazer isso. Garanto que surgirão muitas idéias de como mudar o que você vê.

Continuo afirmando, em letras garrafais, que MORAR EM SANTOS É UM PRIVILÉGIO E ESCOLHA DE VIDA. Chega de reclamar pessoal, tá na hora de partirmos pra ação.

Como disse o filósofo Ralph Emerson: “Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.”

Esse post escrevi inspirada nesse vídeo, de Fábio Colletti Barbosa, ex-presidente do grupo Santander Brasil e da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Atualmente é presidente do Grupo Abril S/A: