Texto porJuicy Santos
Santos

Secult abre inscrições para cursos do ‘Fábrica Cultural’

O processo de inscrição para os cursos gratuitos da Secult (Secretaria de Cultura de Santos), que integram o projeto ‘Fábrica Cultural’, começam dia 5 de fevereiro de 2013, com as Escolas de ‘Bailado’ e ‘Livre de Dança’. O período de matrícula segue até o dia 22/02, sendo que cada modalidade tem uma data especifica de cadastro.


Dia 16 de fevereiro de 2013, às 18h, ocorre uma mostra cultural, no Teatro Municipal Braz Cubas, com a apresentação de várias atividades. Desta forma, o público pode conferir o trabalho desenvolvido e escolher o curso de sua preferência.

O Fábrica Cultural é dividido em dois segmentos. Nos ‘Núcleos de Formação’ o aluno obedece uma seriação, que engloba a parte teórica e prática, complementando assim o estudo das diversas áreas artísticas. Já as ‘Oficinas Livres – Atividades de Cultura e Lazer’ têm curta duração (três anos) e oferecem um conhecimento sintetizado ao estudante, além de qualificá-lo para a apreciação das artes em geral (formação de público).

Núcleos de Formação
As opções de atividades que englobam os ‘Núcleos de Formação’ são as seguintes: Artes Integradas (crianças de 6 a 7 anos); Iniciação às Artes Musicais (8 a 10 anos); Iniciação às Artes Cênicas – Teatro (8 a 14 anos); Iniciação às Artes Visuais (8 a 14 anos); Avançado de Artes Visuais (a partir de 16, para pessoas que tenham experiência na área); Instrumentos, com opções para ‘Violino’; ‘Viola’; ‘Violoncelo’; ‘Violão’ (de 10 a 29 anos); Canto – técnica vocal e interpretação (oficina jovem, de 15 a 29, e senior, acima de 30); Dança de Rua Infantil (8 a 13 anos) e Oficinas Jovens de ‘Desenho’ ou ‘Teatro’ (15 a 29 anos).

Inscrições para os cursos citados acima devem ser feitas dias 18, 19 e 20 de fevereiro, no Espaço Juan Serrano, situado no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), das 14h às 19h30h. Documentos necessários: RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3×4. Os interessados nos cursos de dança precisam entregar atestado médico antes do inicio das aulas.

Oficinas Livres
Os cursos oferecidos dentro do segmento ‘Oficinas Livres – Atividades de Cultura e Lazer’ são: Bordado da Ilha da Madeira (a partir de 15 anos); Desenho (acima de 30); Pintura em Tela (acima de 18); Mangá (a partir de 14); Dança de Rua (a partir de 14); Dança de Salão (acima de 15); Ritmos Brasileiros (a partir de 14); Baixo Elétrico (acima de 15 anos, com conhecimento prévio e instrumento); Violão (acima de 30) e Teclado (a partir de 15). Para estas atividades, os interessados devem comparecer no mesmo local, dias 21 e 22, também das 14h às 19h30. A documentação é a mesma. Informações: 3226-8000.

Escola de Bailado Municipal
Formando gerações de bailarinos há 40 anos, a Escola de Bailado foi fundada em 26 de janeiro de 1972. O curso, que utiliza o método russo, realiza testes de aptidão física para quem tem interesse em aprender e a se especializar em balé clássico. As inscrições para o processo seletivo ocorrem dias 5, 6 e 7 de fevereiro, das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h. Os candidatos devem ter entre 7 e 12 anos. Também serão abertas inscrições para turmas de 1º e 2º ano. Documentos necessários: RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Escola Livre de Dança
As inscrições para os testes da Escola Livre de Dança são para crianças de 6 até 12 anos (completos até 30 de junho). O plano curricular é de nove anos e inclui aulas de balé clássico, jazz, dança contemporânea, sapateado irlandês e americano, entre outras modalidades. O método utilizado é o ‘Royal Academy of Dance’. Os interessados devem comparecer na sede (Rua Antônio Bento, 49 – Vila Mathias), dias 5 e 6 de fevereiro, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Documentos necessários: originais do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Informações: 3221-1723.

By: Beatriz Gonçalves