Texto porJuicy Santos
Santos

Lionel Richie revisita seus clássicos no estilo country

Creio que talvez muitos leitores do Juicy Santos se lembrem ou tenham ouvido falar de Lionel Richie. Integrante dos Commodores, ele compôs ao longo da década de 80 uma série de hits antológicos, que tocaram a exaustão nas rádios.

Essa imagem talvez ajude a memória:

lionel_richie_hello

E agora, ele retoma parte de sua fértil produção, com a participação de diversos astros da música country em Tuskegee, seu mais recente disco.

O trabalho é, na verdade, uma volta as suas raízes. Muito embora sua verve seja a música soul e o pop, Lionel Richie nasceu na cidade de Tuskegee, que tem uma cultura e tradição voltada para a música folk. Mas ele ainda não tinha mergulhado de cabeça em um projeto nesse estilo. O interessante é que as suas canções não perderam a essência. As melodias são tão fortes, que mesmo tendo um arranjo folk, ainda mantém o mesmo frescor do passado.

O repertório conta com clássicos de sua carreira solo e a balada Easy, dos Commodores, que tem um dueto com o astro country Willie Nelson. Kenny Rogers, outro veterano astro country, canta  com Richie a balada Lady, que ajudou a consagrá-lo no final dos anos 70.

A cantora Shania Twain está bem à vontade cantando a manjada balada Endelss Love (tema de filme homônimo nos anos 80, estrelado por Brooke Shields), que originalmente é intrepretada por Diana Ross. O timbre vocal de Shania se adaptou com perfeição a canção.

Há nomes da nova geração do country participando do CD, como Rasmus Seebach, que canta com empolgação a canção Say You Say Me, com a qual Richie ganhou um Oscar. E Billy Currington está em Just For You, de uma safra de canções mais recente de Richie.

Há um certo devotamento dos artistas em torno das canções. E não poderia ser diferente: a maioria ouviu elas ao longo dos anos e acabou fixando as melodias como trilha sonora de suas vidas. Para o ouvinte, fica a certeza de que Lionel Richie é um dos grandes nomes da música  pop contemporânea.

Veja o vídeo aqui.

 

Texto por Luiz Otero