Texto porLudmilla Rossi
Santos

BlogHer 2011 – encontro de blogs nos EUA

O BlogHer 2011 aconteceu de 04 a 06 de agosto de 2011. Já se passaram mais de três meses do evento e essa espera para fazer esse post foi proposital: nós esperamos um pouco para postar, para apresentar pessoalmente os destaques do encontro de blogueiras nos EUA para as participantes do Juicyday #3. Agora que a última edição do Juicyday passou, vamos saber o que aconteceu no BlogHer 2011?

Muitas coisas me marcaram no evento: a diversidade da blogosfera feminina fora do Brasil (mulheres de todas as origens, idades e estilos), a organização impecável e o tratamento que as grandes empresas dão aos blogs lá fora, abordando-os e lidando diretamente com eles. Vou tentar ser breve, mas o evento foi tão bom e cheio de detalhes que já sei que falharei na minha “brevidade”.

Antes de falarmos da conferência BlogHer 2011, é importante explicarmos o que é “The BlogHer”. BlogHer é uma rede de publicação de conteúdo feminino fundada em 2005 por 3 mulheres: Lisa Stone, Elisa Page e Jory Des Jardins. A comunidade foi fundada para responder a pergunta: “Where are all the women bloggers?” e hoje possui milhões de acessos diários. Os propósitos são inúmeros, mas principalmente foca no compartilhamento de conteúdo de qualidade, colaboração entre os blogs e facilidade em conectar leitores, anunciantes e blogueiras.

O evento BlogHer é a maior conferência de social media e conteúdo feminino, e acontece todo ano em locais diferentes nos Estados Unidos. E em 2011 eu estive por lá graças a uma imensa conspiração de datas, me deixando muito contente e motivada. Só descobrimos que éramos os únicos brasileiros durante o evento no ranking de “quem vem de mais longe”, só perdemos para uma blogueira que veio da Austrália para a conferência!

Credenciamento para o BlogHer 2011 no Marriot Hotel
A foto acima era a primeira coisa que nos deparávamos ao entrar no BlogHer, no atrium do Marriot San Diego.


O evento durou três dias, com abertura no dia 04. Os dias 05 e 06 foram repletos de palestras e debates, e na noite do dia 06 rolaram três festas simultâneas (falamos delas jájá). A edição de 2011 recebeu mais de 3000 mulheres de todas as partes dos EUA e de vários lugares do mundo.

Como é um encontro de blogueiras nos EUA?

Sala de uma das palestras do BlogHer 2011

É MEGA. Como tudo, os americanos não dão ponto sem nó e “embalam” tudo muito bem. Ao entrar no evento, a recepcionista entrega o crachá e já pergunta: você quer a sua sacola do evento agora ou depois? É claro que, com o meu deslumbramento todo, respondi: NOW! E fiquei andando pelo evento com uma sacola mega recheada de brindes das empresas parceiras do evento.

Era uma mega sacola, gente! Dentro tinha óculos Wayfarer inspired, shampoo, pulseira, salgadinho, DVD, rímel, bottons, ecobag térmica… e um inusitado spray de sinusite! hahaha

Simultaneamente às conferências, rolava uma feira no andar de baixo. Preferi subir logo para os debates: eram dez salas simultâneas! Sim, você precisava escolher 1 entre as 10 palestras que rolavam, ou seja, era muito conteúdo. As salas eram divididas assim:

 

 

  1. Change the World
  2. Change Yourself
  3. Social Media Geek
  4. The Write Brain
  5. Minding Your Own Business
  6. Room of Your Own
  7. Experience
  8. Sessions of Our Sponsors
  9. Birds of a Feather – Track One
  10. Birds of a Feather – Track One

Cada sala trouxe 3 palestras por dia: uma pela manhã (das 10:45 às 12:00) e duas na parte da tarde – a primeira (1:30 às 2:45) e a segunda (3:00 às 4:15). Especificamente no dia que fui também rolou um painel final, com as mais de 3000 mulheres reunidas no Ballroom.

Na hora do almoço as participantes eram direcionadas para o Sails Pavillion, um espaço enorme onde aconteciam as refeições. O almoço e lanches estavam incluídos no valor do evento, e vale falar que a comidinha era bem gostosa. Rolava uma influência mexicana forte, pois San Diego fica colada no México. Para as participantes vegetarianas, rolava um buffet vegan (eles pensam em TUDO!).

 

E os patrocinadores do evento?

Muitos. E empresas ENORMES, que não tinham qualquer restrição ou controle com seus brindes e conteúdo. Entre as que posso citar e que conhecemos aqui no Brasil estão: Pepsi, Quaker, Gatorate (grupo Pepsico), P&G, Ford, HTC, Johnson&Johnson, Knor, Pfizer, Twizzlers, 3M, Chase, CVS/pharmacy, Hallmark, LG, McDonald´s, Samsung, Verizon, HotWheels, Google… ufa! Notavelmente nenhuma delas estava encarando a blogosfera como “mídia alternativa”, mas sim entendendo a força de mais de 3000 mulheres donas de seus próprios veículos de comunicação.

 

A exposição do BlogHer 2011

A feira do BlogHer era uma atração à parte e só ela já valia a pena! Muitos expositores com stands, brindes e ações legais estavam por lá! E eles não economizam brindes não, viu? Algumas marcas que são conhecidas aqui no Brasil e estavam expondo po lá: Bayleys, Allegra, BestBuy, DrScholls´, Lee, Intel, Lindt, Philosophy, 3M, Discovery, Google+, Hallmark, McDonald´s, P&G, Pepsico, Sam´s Club, Yahoo, e outras inúmeras marcas americanas que são desconhecidas para nós.

Exposição BlogHer 2011

 

Três festas muito legais

Depois do painel de encerramento (onde fiz uma pergunta na frente de muita gente com meu inglês abananado), a mulherada era liberada para voltar ao hotel, se arrumar e retornar ao Marriot para uma maratona de três festas.

A primeira delas começava às 8 da noite, e se chamava Social Fiesta: uma festa latina, com comida mexicana, margueritas deliciosas, docinhos, dançarinos e música latina. A vista de lá era divina, na frente da marina de San Diego, cheio de iates e barquinhos glamourosos passando pra lá e pra cá. Aquelas varandonas imensas, típicas de cena de casamento em filmes.

A segunda festa era chamada de Aiming Low, e era patrocinada pela LG. Era uma festa mais light, com docinhos e bate-papo. Como a música era mais light, dava pra conversar com tranquilidade.

A última festa chamava-se CheeseburgHer, temática e patrocinada por ninguém menos que o McDonald´s e pela Sony. A festa por si só era uma ação, posicionando muito bem a rede de fast-food. Você podia comer hambúrguer e cheeseburger à vontade, também contendo a opção vegan! O mais interessante é que parece que a opção vegan foi feita para o evento, visto que não vi esse sanduíche em nenhum outro McDonald´s por lá. Experimentei e era HORRÍVEL, fiquei com a opção tradicional mesmo.

Ao chegar na CheeseburgHer, as participantes ganhavam um saco de papel do McDonald´s (daqueles para viagem) e cada participante tinha que personalizar o seu chapéu de papel. Havia mesas repletas dessas coisinhas que meninas adoram: stickers, glitter, canetas, fitas, carimbos, selos, etc. E cada um personalizava seu chapéu: muito legal a dinâmica, pois as participantes interagiam durante a construção dos chapéus, e uma comentava o da outra: tudo isso com som rolando no melhor estilo prom party!

 

Última festa do BlogHer 2011, patrocinada pelo McDonald´s.

Lições que aprendi

Aprendi várias lições no BlogHer 2011. No melhor estilo “moral da história”, aprendi que a blogosfera brasileira ainda é composta, em sua maioria, por pessoas jovens e com temas diferentes do que percebi lá no BlogHer. Em se tratando especificamente de mulheres, aqui no Brasil notamos a maioria esmagadora de blog de moda, maquiagem, consumo, cosméticos e etc. Lá nos EUA a diversidade de mulheres é muito maior: vi muito mais mulheres de 40 e poucos anos do que meninas de 18 no evento.

Outro detalhe interessante é o volume de blogs de “causas femininas” que notei. As mulheres estão realmente preocupadas em compartilhar textos e imagens muito além do “look do dia” ou informações de moda. A grande lição é que essas mulheres americanas “mais velhas” estão documentando suas experiências muito mais que as brasileiras.

Será que não tá na hora da geração Y trazer mães, tias e avós para a blogosfera?