Texto porLuiz Fernando Almeida

Dama da Noite encerra temporada 2014 em dose dupla

Talvez você não saiba que eu sou ator. Talvez, você nem imagine, mesmo morando em Santos, que eu estou há quase 4 anos interpretando o personagem Dama da Noite, baseado na obra de Caio Fernando Abreu, no teatro com direção de André Leahun e agora no cinema, no curta-metragem homônimo, dirigido por Dino Menezes.

Então, agora você já sabe, tem a chance de conferir meu trabalho no cinema, que será exibido na TV e no teatro na mesma semana.

De vez em quando, eu lanço esse jabá aqui, preciso falar do meu trabalho artístico que acabou pendendo pra uma pesquisa para encenar textos que dialoguem com as questões da população LGBT.

dama kadu1

No domingo, após o Fantástico, o filme será exibido no Especial Curta Metragens, do Curta Santos, na TV Tribuna.  Na quarta-feira, entro em cena às 21h, no SESC Santos com o espetáculo teatral.

dama sesc

Eu  encarno a personagem e as angústias de um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê e vive. Ambos os trabalhos, mostram ao público um conto do escritor que, mesmo depois de sua morte, faz sucesso nas redes sociais com frases de várias de suas obras compartilhadas pelos usuários.

O monólogo Dama da Noite estreou em abril de 2011. Cumpriu 13 temporadas na cidade de Santos e duas na cidade de São Paulo sempre com enorme sucesso de público e crítica.

O espetáculo esteve entre os finalistas do premio Aplauso Brasil 2013 nas categorias Ator, Diretor e Figurino e ainda foi indicado nas categorias Melhor Espetáculo Independente e Cenografia. Também foi finalista do premio Papo Mix da Diversidade 2012 na categoria Melhor Espetáculo Teatral.

Participou de Festivais importantes como: Mix Brasil (Acre, SP e RJ), FESTAC (Festival Nacional de Teatro do Acre, Festival de Teatro de Curitiba (FRINGE) Premio Nacional de Teatro de Mogi das Cruzes, Festival Santista de Teatro, Sansex- Mostra da Cultura de Diversidade de Santos, MOTIM Teatral, FESTKAOS, Virada Cultural Paulista, Teatro nas Bibliotecas, Teatro ao meio dia, Verão Teatral, 1a Semana da Diversidade de Araçatuba, Festival Acreano de Teatro, Satyrianas, entre outros..

Recentemente, a peça ganhou sua versão cinematográfica. Estreou em Setembro deste ano, no Curta Santos, e teve exibições em cidades como:  São Paulo ( Festival Mix Brasil da Diversidade / Satyrianas), Porto Alegre (Semana Caio Fernando Abreu), Feira de Santana (Mostra Luz Câmera e Fechação), Santos (Curtos Santos- premio de melhor Som), São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Mongaguá e Peruíbe.

dama filme curta

Foi um ano de muitas conquistas e de começar a colher os frutos de um trabalho feito com muito amor e seriedade.  Essa personagem mudou minha carreira, mudou a forma como passei a olhar o próximo e me tornou uma pessoa e um artista melhor, mais humano e preocupado em dizer as coisas nas quais acredito. Ao longo desta jornada, muita gente bacana cruzou meu caminho, estendeu a mão, me fazendo ter coragem para seguir em frente.

Não posso deixar de agradecer ao Betinho Neto, nosso designer gráfico, a Jhullia Marques que nos acompanhou por todo esse período, cuidando da minha maquiagem e que agora segue um caminho de sucesso no ramo da beleza, ao meu amigo irmão André Leahun, que tropica, mas não cai e continua sendo um grande parceiro artístico ha quase tantos anos. A todos os apoiadores da peça, do filme porque sem vocês, não teríamos chegado ate aqui. E claro, ao publico, que sempre esta presente em todas nossas temporadas e agora também, nas exibições, pulsando junto comigo.

Mas não pense que vamos parar. Em janeiro de 2015, já voltamos com viagem do espetáculo teatral ao Nordeste e temporada programada aqui, na Sonifera Ilha. O filme deve rodar alguns festivais e também tem exibição programada para Janeiro em Santos. Em breve, vocês terão todas as informações em nossa fan page.

Curta :

www.facebook.com/damadanoiteteatro

Fotos: Kadu Verissimo e Rebeca Figueiredo

Flyer: Betinho Neto/ Lima Limão Design