Amor x Futebol. Quem ganha?

Hoje o dia é de fortes emoções e coração duplamente acelerado!!! Estamos divididos entre a emoção da copa e o clima de romance do dia dos namorados. É muita coisa para comemorar, “né” não?

Psicólogos e Sociólogos, apontam que torcer para o seu time do coração faz bem à saúde e ajuda a prevenir diversas doenças. Quem é que não vibra em ver seu time fazer gols?? Pois é, ficamos mais felizes e relaxados.

Quando namoramos, liberamos uma substância chamada oxitocina, hormônio produzido no hipotálamo e conhecido como “hormônio do amor”. Consequentemente reduzimos a produção do cortisol, o vilão causador do stress e desencadeador de várias outras doenças.

Calma que ainda tem mais notícias boas! Você sabia que em 1 beijo de língua movimentamos 29 músculos? E que em 1 beijo prolongado podemos gastar entre 12 e 14 calorias? Então já sabe, nada de economizar nos beijos!

Copa_2014

Mas vamos por partes, preliminares são essenciais para esquentar o clima. Por isso, após o jogo, um jantar romântico com ingredientes afrodisíacos podem “apimentar” a relação.

Existem alimentos que estimulam o desejo sexual e dão um UP na relação. Esses alimentos contém nutrientes que estão relacionados à libido e aumentam o prazer. Também provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo o sangue circular mais rápido e deixando o corpo mais agitado.

Alguns deles são: ostras, castanhas, pimenta, canela, gengibre, mel, alho, açafrão, manjericão, alecrim, chocolate, abacate, coco, romã, mamão, banana, maçã, pêra e uva.

Já o cacau, ginseng e catuaba, contém a substância feniletilamina, ela eleva os níveis de dopamina no cérebro, gerando também, aquela mesma sensação de bem estar citada anteriormente.

Ainda não há evidências científicas comprovando o real poder desses alimentos, mas o fato, é que eles contém nutrientes que vão estimular os hormônios sexuais.

Também não existe milagre, o ideal é aliar esses alimentos à hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física. E nada de consumir todos de uma só vez! O segredo é acrescentar os ingredientes de forma sutil, usando sempre o bom senso.

Ahh, não podemos deixar de falar daqueles alimentos que farão o efeito inverso. O consumo excessivo de bebida alcoólica, gordura, açúcar e sal, dificultam a digestão e prometem derrubar a libido.

Então torça, beije e namore. Afinal, para esses sentimentos não existe contra-indicação. Aproveite beeeeeem e sem moderação!

Por: Carol Franco – Nutricionista – CRN: 24293