Texto porLudmilla Rossi
Santos

Expo Senior – evento voltado para a terceira idade em Santos

O evento Expo Senior é voltado para a terceira idade e acontecerá aqui em Santos. E não é a toa: nossa cidade leva a fama de “terra prometida da aposentadoria”. O evento acontece de 05 a 07 de setembro de 2012 no Mendes Convention Center.

Veja a proposta do evento:

Uma das mais belas cidades do litoral de São Paulo, Santos tem tudo o que é necessário para o sucesso do Expo Sênior 2012, que reunirá um conjunto de atividades especialmente pensadas e desenvolvidas para proporcionar estimulo e aprimoramento físico e intelectual a homens e mulheres acima dos 49 anos. O evento oferece aos participantes fóruns e atividades voltadas para o bem-estar, promovendo a qualidade de vida por meio de:

• Mudanças comportamentais incentivadas por palestras, debates e reflexões;
• Integração social com atividades em grupo;
• Fomento às práticas esportivas.

Confira a programação da Expo Senior

Serviço:
Expo Senior 2012
Local: Mendes Convention Center
José Menino, Santos
Data: 05 a 07 de setembro


Confira o material de divulgação do evento

Alvo do evento, que pretende atrair 3 mil visitantes em três dias, é a qualidade de vida

Um seminário, reunindo grandes especialistas nas áreas de saúde e comportamento, será realizado entre os dias 05 e 07 de setembro, em Santos, cidade conhecida como a capital nacional da maioridade, para promover discussões sobre as questões relacionadas ao novo perfil do sênior no Brasil. A qualidade de vida, envolvendo aspectos da saúde, relacionamento social, vida profissional, novos desafios pessoais, lazer, entre outros aspectos, será abordada como ponto central do conteúdo de todos os palestrantes. Batizado de Expo Sênior, o evento pretende reunir cerca de 3 mil pessoas durante os três dias de palestras.

A iniciativa é da Setor H, braço de eventos da H.Melillo – Grupo de Articulação Social. De acordo com a presidente da H.Melillo, Heloisa Melillo, são cada vez mais frequentes pesquisas que buscam informações sobre o novo perfil do sênior no Brasil e isso, aposta ela, inclui transformações e novas tendências de consumo para este público que precisam ser entendidas à partir de discussões mais aprofundadas feitas por especialistas. “Sem trazer este tema à luz de nosso cotidiano, não estaremos preparados para as mudanças de paradigmas em torno do novo sênior. O idoso dos próximos 20 anos é o jovem das décadas dos anos 60 e 70 e, certamente, tem um pensamento mais democrático e livre sobre como pode e deve agir nesta nova fase da vida, assim como aspirações mais desafiadoras para todo o sistema societário, seja o setor privado, que deverá ter um novo olhar para o potencial e necessidades deste consumidor e, sobretudo, o setor público que, inevitavelmente, terá compromissos ampliados com esta faixa etária da população”, diz Heloisa.

Embora tenha por objetivo provocar discussões abrangentes a todos os perfis de seniores, o evento foi concebido com foco nos consumidores das classes A e B. Segundo estudo do instituto de pesquisa Brasil Data Sênior, em 2010, essa fatia de mercado foi responsável pelo movimento de R$ 90 milhões em consumo. “Queremos lançar discussões aprofundadas sobre como o Brasil deverá conduzir seu novo perfil demográfico que, de acordo com o IBGE, apresentou, entre outras positivas alterações, o aumento da expectativa de vida em 27,6 anos nos últimos 70 anos, elevando para os atuais 73,1 anos de vida”, diz Heloisa.

Além disso, o brasileiro, até 2050, segundo o mesmo estudo, deverá ter a expectativa de vida elevada para 81,3 anos, chegando a níveis invejáveis como o do povo japonês. Heloisa considera que a expectativa de vida do brasileiro avançou graças à melhoria da informação, das condições de saúde no Brasil e da qualidade de vida em geral, proporcionada pelo crescimento econômico e consequente melhoria da renda familiar. “Agora o desafio é sabermos como garantir o aproveitamento destes anos a mais de vida, com saúde, com alegria e com a socialização dos mais velhos com as novas gerações”, afirma.

O Evento – Com objetivo de valorizar a vida na chamada Melhor Idade, a Expo Sênior traz um mix de temas e especialistas com propostas de maior dinamismo ao ciclo da maioridade. Entre os palestrantes confirmados estão Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida; Sandra Matsudo, especialista em medicina esportiva e autora dos livros Avaliação do Idoso – Física e Funcional e Envelhecimento e Atividade Física; Valdir Cimino, especialista em voluntariado que falará sobre como a prática pode contribuir para reinserção do idoso na sociedade e melhorar a qualidade da saúde.

O empreendedorismo será outro tema do encontro, já que é uma prática crescente no país entre pessoas com idade acima de 60 anos, segundo o Relatório Global Enterpreneurship Monitor (GEM) de 2011, que avaliou 59 economias no mundo. O estudo apontou 21,1 milhões empreendedores no Brasil e estimou em 3,1% a representação na faixa dos 60 anos ou algo como 650 mil empreendedores Sêniores, com tendência ao crescimento da participação deste público em novos negócios, haja vista as melhores condições econômicas do país e da melhoria nos conhecimentos em gestão, que tem reduzindo a mortalidade empresarial.

“Estudos como o da GEM confirmam nossa percepção de que os investimentos para o aproveitamento dos recursos humanos da melhor idade precisam ser intensificados, pois o Brasil vive um momento histórico de pujança econômica, para a qual tem havido constantes anúncios da falta de mão de obra experiente para acompanhar a demanda. Temos, portanto, riqueza represada nas faixas etárias mais elevadas, onde também existe comprovada expectativa de mais anos de vida. Então, por que não incentivarmos a participação deste público no desenvolvimento econômico-social do país?”, questiona Heloisa.

Segundo a presidente da H.Melillo, a população brasileira não recuará da expectativa de viver mais. E, sendo este um consenso entre várias correntes e estudos da sociedade, vivemos um momento de amadurecimento cultural e econômico que nos privilegia também com a oportunidade de prepararmos uma Senioridade de altíssima qualidade de vida no Brasil. “A Expo Sênior quer ser pioneira a provocar esta discussão de forma ampla e consistente, com resultados transformadores. E temos a certeza de que tais discussões produzirão frutos a todas as camadas sociais da Melhor Idade”, aposta Heloisa.