Texto porJuicy Santos
Santos

A argentina que escolheu o Brasil se apresenta no Santos Jazz Festival

2017 é o ano do empoderamento feminino, homenagens diversas, ações publicitárias, espaço na grande mídia, polêmicas nas redes sociais e muitos, mas muitos eventos que enfatizam a força do mulheril.

 A 6ª edição do Santos Jazz Festival embarcou nessa onda e trouxe mais que isso. A mulher, a diversidade e a representatividade foram as palavras-chave que norteiam a programação.

Além de todo conceito, trazer artistas importantes para a música mundial é a essência do festival.

Então, não perca domingo às 17 horas, a cantora argentina Jes Condado, que movida pelo amor à música, enxergou no Brasil uma possibilidade de expandir sua carreira e parcerias. Desde sua chegada em 2015, já gravou dois discos e circulou por várias unidades do SESC -SP, interior e capital paulista, além de apresentações no Paraná, Rio de Janeiro, Rio grande do Sul e Minas Gerais.

A estrada da música

David Tanganelli, Felipe Côrtes e Jes

Jes Condado nasceu em Mendonza na Argentina, viveu em Buenos Aires até 2015. Sua trajetória pode ser contada através das bandas que participou The Hoochie Coochie Girls, Las Coochies e finalmente The Good Girls. Jes conta que se dedicava a executar um repertório focado no soul, e mesmo assim, conseguiu circular por diversos festivais de blues da América latina.

Numa dessas ocasiões, em 2012, Jes foi tocar no Equador, Quito Blues Festival. No evento, bandas do mundo inteiro participaram, entre esses artistas, conheceu o brasileiro David Tanganelli, gaitista. Em 2014, Jes voltou a tocar no Equador onde reencontrou Tanganelli, que agora foi acompanhado de sua banda. “Quando David voltou, eu conheci o baixista, Felipe Côrtes e ficamos conversando sobre o instrumento, começamos uma amizade que virou um namoro e hoje estou aqui no Brasil” conta Condado, eles tocam juntos e desenvolvem projetos musicais em parceria desde então.

Quando chegou a São Carlos (cidade do interior paulista) em 2014, ficou impressionada com a qualidade dos artistas de uma cidade tão pequena.

“Buenos Aires é a capital do país, e eu não acreditei que numa cidade tão pequena, teria o nível musical que tem, de todos os estilos, já ouvi, jazz, rock e blues, estou encantada”.

Segundo ela, o cenário musical foi o que definiu sua escolha por morar no interior.

Hoje participa de vários projetos musicais, ligados as vertentes do Blues, mas também de sua cultura, como o show “Raises latinas” com o acordeonista Thadeu Romano. A banda Funk You, a dupla Jes e Felipe, são outros trabalhos dela. Recentemente montou a banda de mulheres Musadelic, que tem tido ótima aceitação pelos bares por onde passam.

Em 2016, lançou um álbum com releituras chamado “Shades of Blues” em parceria com Wildstone Productions. No começo deste ano saiu o disco autoral “Natural”, disponível online e em CD, fácil de achar nas plataformas digitais. O disco foi produzido por Netto Rockfeller, reconhecido como um dos melhores guitarristas de blues do Brasil, segundo a Revista Guitar Player.

O que esperar no Santos Jazz Festival

Jes Condado e banda

Para o Santos Jazz festival, o público pode ir preparado para dançar e se divertir com Condado. Cheia de simpatia a cantora faz questão de conversar com a plateia em seu portunhol ainda em aperfeiçomento, conta sobre as composições, enfim, torna o show um momento coletivo mesmo! A cantora e compositora argentina tem chegada prevista nos Arcos do Valongo no domingo as 17h e promete encantar a todos com seu talento regado a muito groove!

Acompanhada de um time de alto nível, na guitarra Thiago Carreri, Danilo Hansem na bateria, Felipe Côrtes no baixo, Mauro Zacarias no Trombone e Everton Pera no Sax. “Estamos preparando repertório bem variado com músicas minhas e muitos clássicos do blues, swing e soul, um show bem variado para não ser repetitivo, podem esperar um repertório bem para cima” conta Jes. Confira um pouco do trabalho dela no vídeo “Deixa Ir”.

By: Sarah Mascarenhas