Clássicos de Santos

Todo santista tem orgulho de seus clássicos.

O blog Juicy Santos listou alguns deles.

Canais de Santos

Nem dá para começar de outro jeito, né? As muretas dos canais, que de acordo com especialistas remetem ao estilo art déco, são verdadeiros ícones da cidade. Elas estão em todos os lugares, desde a orla da Ponta da Praia, passando pela linha do trem e nas pontes dos canais. Agora também marcam presença na decoração da cidade: na última reforma feita no Gonzaga, aparece em totens e em bancos no Emissário Submarino.

muretas dos canais de santos

O projeto arquitetônico dos canais é de Saturnino de Brito, que desenvolveu o programa de saneamento básico da cidade entre os anos de 1905 e 1912. Existem 12 canais em toda a cidade, sendo 7 na zona da Orla.

Saiba mais sobre os canais de Santos

Mas e de onde vem a manutenção das muretas quando elas quebram ou estão danificadas? Quem faz isso é o Departamento de Serviços Públicos (Deserp) da Prefeitura de Santos. Na central da Rua São Bento, são feitos os módulos de concreto que dão o formato arquitetônicos característico dos canais, sempre na mesma proporção: 1 metro de largura e 60 centímetros de altura.

muretas dos canais de santos sp

Você sabe quais são as distâncias em km entre os canais de Santos?

tabela de distância dos canais de santos

Leão da praia

leão da praia de santos sp

Quem foi criança em Santos ou visitou a cidade na infância com certeza tirou foto no leão da praia. O casal (o leão e a leoa que, na verdade, segundo especialistas, é um jaguar) ficam no jardim da orla, ali logo após a Praça das Bandeiras, no sentido São Vicente. As esculturas  de cimento, feitas na década de 1940, fazem parte do patrimônio emotivo da cidade desde então.

Esportes em Santos

É claro que não se pode falar de clássicos sem mencionar a vila mais famosa do mundo. A Vila Belmiro (Rua Princesa Isabel, s/n) não é só um estádio: seu bairro respira futebol em todas as suas ruas, seja em dias de jogos ou não. Tamboréu

Já na praia, o surfe reina soberano na cidade há quase 80 anos. Foi em 1934 que a primeira prancha de surf foi feita aqui mesmo em Santos pelo pioneiro do esporte Thomas Rittscher Júnior. Sua irmã, Margot, foi a primeira mulher surfista do país.

Entre os esportes aquáticos, Santos também tem muitos praticantes de stand up paddle, canoa havaiana, caiaque e vela.

canoa havaiana em Santos

Outra atividade esportiva imperdível é andar de bike na ciclovia de Santos.

ciclovia de santos sp

Se você ainda não tem bicicleta, você pode:

Comer e beber em Santos

ao chopp do gonzaga

Na gastronomia, os restaurantes que já moram no coração do santista incluem:

  • Café Paulista (Praça Rui Barbosa, 8, Centro)
  • Almeida (Av. Ana Costa, 1, Vila Mathias) 
  • Heinz (Rua Lincoln Feliciao, 104, Boqueirão) 
  • Ao Chopp do Gonzaga (Av. Ana Costa, 512, Gonzaga)
  • Estrela de Ouro (Rua Alberto I, 372, Ponta da Praia) 
  • Beduíno (Av. Ana Costa, 466, Gonzaga; Av. Mal. Floriano Peixoto, 78 e Miramar Shopping, Praça de Alimentação)
  • Paquito (Av. São Francisco, 210, Centro) 
  • Restaurante São Paulo (Rua Carlos Afonseca, 4, Gonzaga)

O páreo é duro, mas se a gente tiver que escolher 3 iguarias gastronômicas que são imperdíveis em Santos, elas são:

  • torta de banana do Lanches Sevilha (Av. Ana Costa, 460, Gonzaga)
  • bolinho de bacalhau do Toninho (Av. Epitácio Pessoa, 241, Embaré)
  • pastel do Carioca (Praça Mauá, 1, Centro)
Onde você vai quando quer comer sorvete em Santos? Duas opções tradicionais são a Royal (Av. Pinheiro Machado, 1030, José Menino), que mantém o atendimento familiar característico há décadas, e a Itanhaém (Praça Independência, 14, Gonzaga).
Todas as manhãs (e nas tardes e noites também, por que não?), o café tem seu lugar garantido na mesa do brasileiro. E aqui ele é a estrela não só de um museu inteiro, como de inúmeras casas dedicadas especialmente ao verdadeiro pretinho básico. A mais clássica é a Casa do Cafezinho (Av. Ana Costa, 532, Gonzaga), que existe desde 1973 e ponto de encontro dos amantes do café.
casa do cafezinho em santos

Cultura e passeios

Na cultura, um grande clássico que se modernizou com o tempo, mas que guarda aquele gostinho de nostalgia é o Cine Roxy (Av. Ana Costa, 462 e Av. Ana Costa, 430), que existe desde 1934. As salas da Avenida Ana Costa resistiram ao tempo, inovaram em tecnologia e programação e ainda hoje são um programa legal para quem quer ver um bom filme na cidade.

Super Centro do Boqueirão (R. Oswaldo Cruz, 319, Boqueirão), shopping clássico de Santos, tem muitos clientes fiéis. Com lojas que misturam modernidade e tradição em um espaço aberto e legal para famílias com crianças, foi o primeiro centro de compras de que se tem notícia na América Latina (fundado em 1965).
A Livraria Martins Fontes (Av. Ana Costa, 530, Gonzaga) é o paraíso dos apaixonados por livros desde os anos 60.
livraria martins fontes em santos
E as baladas clássicas? Num passado não tão distante, nos anos 80-90, o santista dançava em lugares como Lofty, Zoom, Mythos, Planet Z, Millenium e outras. Hoje, algumas das casas noturnas mais antigas ainda em atividade são:
Chopp Santista (Av. Vicente de Carvalho, 54, Boqueirão) Moby Club (Av. Vicente de Carvalho, 30, Boqueirão) Typographia (Av. XV de Novembro, 115, Centro) Capital Disco (Av. Francisco Glicério, 206, Encruzilhada

Personagem 

O polvo do edifício Torres da Praia é o personagem de Santos por excelência. Se você não sabe o porquê, veja este post do dia em que o polvo resolveu voltar para o mar.
Símbolo de um estilo arquitetônico bastante particular da cidade, goste ou não, o molusco garantiu seu lugar na galeria de santistas ilustres.

E para você, quais são os clássicos de Santos inesquecíveis?