Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Exposições de Escher e Marilyn Monroe em São Paulo

Duas exposições fazem valer a pena subir a Serra nesse primeiro semestre. A primeira, do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898 – 1972), começa agora no dia 19 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A mostra comemora 10 anos do espaço de arte e já passou por Brasília e Rio de Janeiro.

Escher

São 95 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. O acervo veio da coleção do Haags Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher, na cidade de Den Haag, na Holanda. O destaque fica para as experiências interativas que exemplificam os princípios de Física e Matemática aplicados nas obras e de intervenções óticas.

O público passa por uma série de experiências que desvendam os efeitos óticos e de espelhamento que Escher utilizava em seus trabalhos, como olhar por uma janela de uma casa e ver tudo em ordem e, em seguida, ver tudo flutuando por outra janela. A exposição tem ainda um filme em 3D que explica o trabalho de Escher.

Já em 1º de junho começa Life as a Legend – Marylin Monroe no Museu Brasileiro de Escultura (MuBe), que roda o mundo desde 2003 com cerca de 300 obras inspiradas pelo ícone platinado do cinema. Na mostra, Marilyn, que faria 85 anos em 2011, aparece como musa de artistas como Henri Cartier-Bresson e Andy Warhol.

marilyn monroe expo

Serviço:

O mundo mágico de Escher no CCBB
De terça a domingo, das 9h às 20h, até o dia 17 de julho
Entrada franca
Rua Álvares Penteado, 112, Centro
Metrô: Sé e São Bento
Dica: uma van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na Rua 15 de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Life as a Legend – Marilyn Monroe
De terça a domingo, das 10 às 19 h, data de término indefinida
Entrada franca
Avenida Europa, 218, Pinheiros
Metrô: Consolação (mas ainda assim é longe, vale a pena pegar um táxi)