Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Persistência da Memória no Sesc Santos

Nesta quinta-feira, às 20 horas, o Sesc Santos recebe um espetáculo intergeracional belíssimo.

A partir da questão: “Somos donos de nossas memórias?”, a Cia. Da Escuta iniciou, há 3 anos, uma pesquisa sobre as experiências vividas por portadores de Alzheimer e seus cuidadores e transformou isso em um relato artístico, chamado Persistência da Memória. 

www.juicysantos.com.br - sesc santos

A obra é baseada nas narrativas orais de diversas pessoas, aliadas à memória afetiva dos próprios artistas do grupo.

Em cena, a atriz confronta os dois lados de suas entrevistas, compartilhando memórias pessoais (dela e de outros) e expressando corporalmente formas e sons para dar vida a algo que – na sua interpretação – se apaga aos poucos.

A apresentação será no auditório e tem entrada gratuita (mediante retirada de ingressos no dia a partir das 10 horas).

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.

Alzheimer e a arte

A doença de Alzheimer (DA) é das formas mais comuns de demência correspondendo entre 50 a 70% dos casos. Estima-se que em todo o mundo mais de 35 milhões de pessoas estejam afetadas1. A DA atinge homens e mulheres mais frequentemente acima dos 60 anos, e leva a alterações progressivas de memória, de julgamento e do raciocínio intelectual, tornando a pessoa cada vez mais dependente.

No Brasil, estima-se a prevalência da doença de Alzheimer em 1,2 milhão de pacientes, com a incidência de 100 mil novos casos por ano.

Não só os números devem preocupar, mas também o enorme impacto que a demência tem na sociedade. Em alguns países, tal como a Austrália, França, Coréia do Sul e Inglaterra, a demência é agora uma prioridade na área de saúde, com planos de ação lançados pelo governo e sociedade civil.

Um dos principais elementos desses planos é a sensibilização do público em geral e os profissionais de saúde para esta temática.

Logo, ao entendermos o teatro como um espaço para a troca de experiências e ideias, o projeto “Persistência da Memória” ganha destaque ao propor um debate crítico e artístico que proporcione ao público uma reflexão sensível sobre o tema e amplie a importância de discuti-lo nos dias de hoje.