Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Semana do Audiovisual começa amanhã (24/10) na Baixada Santista

Três cidades da Baixada Santista – Cubatão, Santos e Itanhaém – terão edições da SEDA – Semana do Audiovisual, organizada pelo Fora do Eixo.

Neste fim de semana (sexta a domingo – 24 a 26 de outubro), Cubatão recebe o projeto, que tem como objetivo fomentar e potencializar o intercâmbio e circulação cultural de produções na América Latina. As atividades começam às 16 horas.

www.juicysantos.com.br - SEDA Baixada Santista

Aqui na região, o festival vai conectar produtores, agentes culturais, artistas e a cena artística como um todo.

Entre as ações, que acontecem em várias partes da cidade, estarão a exibição de filmes, clipes, webclipes, poesia, arte e música.

Na próxima semana, a programação chega a Santos (entre 31 de outubro e 2 de novembro), no Museu da Imagem e do Som (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) e entre os dias 7 e 9, é a vez de Itanhaém, no Recanto Villa das Letras.

Veja a programação completa nos links:

Seda Baixada Santista 2014: https://www.facebook.com/events/385019168328505/

Seda Cubatão 2014: https://www.facebook.com/events/647654688684080/

Seda Santos 2014: https://www.facebook.com/events/302423276631032/

Seda Itanhém 2014: https://www.facebook.com/events/1562096284019490/

O que é a Semana do Audiovisual – SEDA?

Com incidência em mais de 200 cidades do Brasil e da América Latina, a Semana do Audiovisual (SEDA) chega em 2014 com a proposta de evidenciar a importância da documentação audiovisual das expressões populares e também como estímulo às tais produções.

A câmera, sob o olhar de cidadãos multimídias que se permitem a novas narrativas, passa a ser vista como “tecnologia armada”, pela possibilidade múltipla de registro, além de contar histórias e processos culturais referentes a um período de efervescência global. Para além da documentação, o vídeo guerrilha passou a ser mediador e intensificador de experiências.

A SEDA, festival independente que faz parte do calendário da Rede Fora do Eixo, está em sua oitava edição e este ano será realizada no período de setembro a dezembro.

semana-do-audiovisual

A ocupação de diversos espaços públicos se resignifica com a luz da tela projetada, promovendo o encontro de grandes e pequenas cidades com a arte de um mundo que passa a ser identificado e na construção de uma nova realidade possível, em um cotidiano pouco óbvio. Ponto de distribuição, formação ou a própria narrativa, o espaço urbano se aproxima do audiovisual, sendo ator de diversas linguagens em um cenário multimídia.

O festival conversa com diversas linguagens ativistas do audiovisual, incluindo vídeo mapping e projeções. A edição de 2014 reafirma seu conceito multimídia, ampliando o campo de atuação e intersecção com as multilinguagens artísticas. Uma semana de formação livre, debates, circulação e distribuição de produtos audiovisuais, produção de conteúdo, trocas de experiências e shows.

Formando novos pensamentos cognitivos diante das novas tecnologias e criando demandas de expansão para essa produção independente, além do conceito de ocupação e revalorização do espaço público, a SEDA possibilita a abertura de rotas e intercâmbio artístico e cultural para a circulação de agentes que exercem e fortalecem um novo conceito de produção e mercado.

O que é o Fora do Eixo?

É uma rede de Cultura e Comunicação que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades. Em oito anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos que, por sua vez, impulsionaram o desenvolvimento de outras redes, tais como, a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, Rede Brasil de Festivais e a Mídia NINJA.