Texto porLudmilla Rossi
Santos

Letras Santistas – reedição de obras de escritores ligados à Santos

Com o objetivo de reeditar obras literárias de consagrados escritores ligados à Cidade, foi instituído por meio do decreto 6.941/2014, publicado nesta segunda-feira (27), na página 6 do Diário Oficial de Santos, o Projeto ‘Letras Santistas’. O documento também cria a ‘Comissão Especial para a Seleção de Autores e Obras’, composta por 20 membros, entre eles o maestro Gilberto Mendes; o escritor, cineasta e roteirista José Roberto Torero; a educadora e escritora Lúcia Maria Teixeira Furlani; e a historiadora Wilma Therezinha Fernandes de Andrade.

O ‘Projeto Letras Santistas’, gerenciado e executado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), tem como foco, além do resgate da produção de importantes escritores ligados à Cidade, a divulgação e a difusão da literatura no município, assim como o estímulo à leitura, aos estudos e à pesquisa sobre a área literária.

A iniciativa também prevê interação com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) visando a difusão das obras em sala de aula, além de parcerias com empresas e entidades ligadas à cultura, literatura e editoração para a implementação das ações previstas no projeto.

A Comissão Especial é presidida pelo secretário de Cultura Raul Christiano e tem curadoria editorial do maestro Gilberto Mendes. Seu caráter é consultivo e conta com a participação voluntária, não remunerada, de seus membros, que têm a atribuição de auxiliar a Secult na seleção de obras e autores, criando normas pertinentes ao processo.

ilustracao-maria-simavilla

 

Ilustração por Maria Simavilla