Texto porLuiz Fernando Almeida

Dama da Noite estreia no Curta Santos

Hoje, sexta-feira (19 de setembro) é a estreia do curta-metragem Dama da Noite aqui na Sonífera Ilha. O filme foi exibido no inicio do mês em Porto Alegre, durante a semana Caio Fernando Abreu, e finalmente chega à nossa terrinha amada, idolatrada, salve, salve!

Sim, eu vou usar o espaço pra fazer jabá porque preciso agradecer a muitas pessoas e também compartilhar com vocês o que eu estou sentindo. Hoje é um dia muito especial!

Dama da Noite será exibido às 21 horas, no Cine Roxy do Gonzaga, integrando a programação do Curta Santos, na Mostra Olhar Caiçara. Essa é a mostra competitiva do festival, mas sinceramente, a exibição por si só já e um grande prêmio. É uma honra participar do evento cultural mais importante desta cidade e poder exibir este filme pra minha gente, na minha cidade.

dama evento

Pra quem não sabe, estou em cartaz há quase 4 anos com o monólogo homônimo, uma adaptação minha e do André Leahun, que também dirige o espetáculo, para o conto do Caio Fernando Abreu.

Estreamos em 2011 e, de lá pra cá, não paramos. Realizamos 13 temporadas em Santos, 2 temporadas em SP, fomos ao RJ, Acre, Curitiba, Araçatuba, Mogi das Cruzes, participamos de festivais, fomos indicados a prêmios ao lado de nomes importantes da cena teatral brasileira.

A ideia sempre foi, e ainda é, fazer teatro. Mas esse trabalho pedia este desdobramento. E assim nasceu a ideia de realizar este filme durante a nossa primeira temporada em São Paulo.

A história fala de um ser humano que vê o mundo, e não se sente inserido nele. Sexo, Aids, amor e solidão permeiam os devaneios dessa personagem noturna.

Este conto do Caio Fernando Abreu foi publicado em 1988, no livro Os Dragões não conhecem o paraíso, e continua extremante atual. É quando percebemos que não evoluímos na forma como lidamos com as diferenças.

O filme foi gravado aqui na Baixada Santista, em 3 diárias, com uma equipe pra lá de competente, todos daqui, prata da casa.  Eu tive a oportunidade de contar com meus amigos queridos na equipe de criação deste trabalho e também de fazer novos amigos durante este processo. Todo mundo abraçou a ideia de coração e deu o seu melhor.

Pra mim, sempre foi importante realizar este filme aqui, porque sentia a necessidade de devolver pra cidade o que ela me proporcionou. Devolver ao público, que sempre esteve ali, em todas as minhas temporadas, este novo trabalho.

dama filme curta

Hoje ele será exibido numa sala de cinema. Desde ontem, eu sinto um embrulho no estômago, sabe? Estou ansioso, querendo ver à reação da plateia, o resultado com aquele áudio e a telona enorme. Mas, acima de tudo, uma felicidade me consome por ter conseguido, com a ajuda de muita gente, realizar este trabalho. Às vezes, quase sempre, eu me assusto com a proporção que as coisas tomam. Eu sempre saio realizando e nem sempre tenho a dimensão do alcance de tudo.

Uma amiga jornalista me disse hoje: na primeira entrevista que você me deu, você disse: “A Dama da Noite vai me dar o mundo” e disse que eu falei isso com muita convicção. Sim, eu acredito que com muito trabalho é possível ir longe, mas nunca é fácil chegar. Hoje, eu me dei conta de que mais um sonho tornou-se realidade. Então, eu continuarei dizendo a todos:

Não desistam dos seus sonhos, é possível realizá-los.

Curta Dama da Noite

A adaptação da peça homônima para as telas de cinema, tem direção de Dino Menezes, codireção de Fabiano Keller e Michel Custodio, direção de produção de Talita Fernandes. Esses quatro, além de excelentes profissionais, levaram este filme com mãos de ferro.

Mergulharam de cabeça no meu sonho, que hoje e nosso, e trabalharam dura e bravamente pra tirar tudo do papel. Sem esses quatro, este filme não estaria de pé. Sou grato e um cara feliz, porque além de conhecer profissionais gabaritados, ganhei três novos amigos (Fabiano, Michel e Talita). O Dino é amigo há tempos, aliás, estou doando. Se alguém quiser, e só me escrever. Mentira, gordo! Te adoro!

Marcio Perretti (Figurino do elenco), Luciano Bertossi (Produção), Luiz Careca(Figurino Dama da Noite), Jhullia Marques (Maquiagem Dama da Noite), Betinho Neto (Programação Visual), Rebeca Figueiredo (Direção de Arte) Luana Granado (Assistente de direção de arte), Júlio Galassi (Som Direto), Eduardo Ferreira (Preparação de elenco), DJ Luiz Pareto (Trilha Sonora), Sidney Herzog (Assistência de Produção), Fabio Araújo (Making Of).

Uma equipe fantástica, pontual, organizada, comprometida que realizou tudo com muita qualidade e eficiência mostrando mais uma vez que Santos já deixou de ser celeiro de artistas há tempos. Nos somos um polo artístico cultural, cheio de profissionais capacitados, lutando pra sobreviver de arte numa cidade que caga pra cultura. Cada um de vocês tem minha gratidão eterna e foi fundamental pra realização deste trabalho.

Nossos apoiadores: The Club Litoral, Lets Wok, Padaria Roxy, Pizzaria Terra Nostra, Magic Space, Unimonte, Lima Limão Design, Vila do Teatro, que acreditaram na produção local e entende o quanto e importante associar sua marca a um produto cultural REGIONAL, 100% (013). Se mais empresas pensassem como vocês, seria muito mais fácil produzir cultura nesta cidade. Espero, sinceramente, que isso seja possível.

Agradecimentos especiais: Silvio Carvalho, Beth, David Marques, Raphael Luiz, Wanderley Mattos, Sr Augusto, Joao Gomes, Dona Leda, minha mãezinha, que sempre se orgulha de todas minhas doideiras, Wagner Parra, Fabiano di Mello, Caetano Bertholini, Marcia Marques e Jayme Rodrigues. Junior Brassalotti, que me deu um teto pra morar neste periodo e me suportou.  Andre Leahun e Jhullia Marques por sonharem comigo todos esses anos e sempre estarem ao meu lado.

A ficha esta caindo aos poucos, ainda e tudo muito estranho. Eu já havia atuado em outros curtas, mas e a primeira vez que atuo, produzo, roteirizo e realizo um projeto que pensei para cinema. Então, esse filme, tem um gosto diferente. E como um filho parido, e que agora segue sua vida. Sim, e possível!

Meu agradecimento especial fica pra duas pessoas: Marcio Perretti, por não me deixar desistir e ter me chacoalhado na mesa daquele boteco imundo. Dino Menezes, por ter aceitado assumir a direção deste trabalho e ter a delicadeza de lidar comigo no momento em que me encontrava fragilizado e sem confiança pra continuar.

Dama da Noite é uma realização Dino Filmes, Superbacana Producoes, Coletivo Noise e Pop Mídia.

Por todos esses motivos, gostaria de convida-los a assistir esta exibição conosco. Será uma alegria dividir este momento com vocês. É importante chegar com antecedência, pois a sessão tem entrada franca e a sala tem limitação de lugares.

Chegue uma horinha antes pra garantir.

Obrigado a todos, de coração.

Luiz

Fotos: Fabiano Keller e Rebeca Figueiredo.