Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Bike fixa em Santos

A bicicleta fixa, ou fixed gear, tem um conceito muito simples: nada mais é do que a essência da bike, sem mecanismos de mudança de velocidade.

O movimento bike fixa em Santos vem tomando força dia após dia.

bike-fixa-santos2

“No caso da bike fixa, a alteração da velocidade se faz pela cadência e intensidade com que se pedala. São idênticas às bicicletas de velódromo, mas utilizadas nas ruas. Na maior parte das vezes, os usuários não utilizam freios, como no meu caso”, explica Júlio Domingues, da Fixa Stos, um grupo de amantes da modalidade que está fazendo barulho por aqui.

Para quem quer começar, é aconselhado o uso de freio pelo menos em uma das rodas. Isso porque simplesmente não existe a possibilidade de parar de pedalar!

“Para quem sempre pedalou de bike normal e com ambos os freios, é algo muito radical e diferente do que subir na bike e sair pedalando pela cidade sem freios”, diz Domingues.

Velocidade e atenção

Quem usa a bike fixa tem que ficar muito esperto com o trânsito em volta – de carros, bicicletas e pedestres -, porque não dá pra frear de repente caso haja necessidade.

bike-fixa-santos1

No caso de Domingues, ele prefere estar sempre a um quarteirão de distância, já que é preciso mais espaço para diminuir a velocidade.

Se houver uma situação inesperada, há o skid, que é uma técnica em que o ciclista tem que colocar força suficiente nas pernas para rotacionar a roda para trás e gerar atritos com o chão. Já hop stop significa puxar levemente os pedais para cima, fazendo a roda traseira sair do solo – quando ela retorna ao chão, cria atrito suficiente para desacelerar.

Por que bikes fixas são tão legais?

A bicicleta fixa é absolutamente democrática: não tem cabos ou câmbios, não dá quase manutenção (apenas nas câmaras e pneus) e são customizáveis.

Pra quem quiser começar a praticar, é necessário saber andar de bicicleta, mas o pessoal do Fixa Santos pode emprestar uma bicicleta desse estilo pra experimentar.

Em Santos, o número de adeptos tem crescido cada dia mais. Um grupo no Facebook tem hoje mais de 160 pessoas trocando informações sobre o assunto.

www.juicysantos.com.br - bicicleta fixa em santos

Os encontros acontecem 3 vezes por semana:

– quartas-feiras: Santos Night Ride, que traça um roteiro 5 minutos antes de começar a pedalada – encontro às 21 horas na Praça das Bandeiras (Gonzaga)
– quintas e sextas-feiras: Skidolele, em que os praticantes fazem freestyle do skid – encontro em horário a combinar no Emissário Submarino
– domingos: Bike Polo, jogo de polo com bicicletas – às 9 horas no estacionamento do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério)