Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Aplicativo Boca de Urna

Um app desenvolvido aqui na Baixada Santista promete sacudir a reta finais das eleições presidenciais de 2014.

O Boca de Urna (já disponível para Android e iPhone) mostra para o usuário uma pesquisa independente de intenção de votos.

A interface é simples e mostra o resultado parcial em tempo real.

www.juicysantos.com.br - aplicativo de pesquisa independente nas eleições 2014

Que bom ver uma iniciativa tão legal e útil nascendo por aqui. Sinal de quem gente criativa – e muito! – fazendo acontecer na cidade. É uma boa ferramenta pra acompanhar esse momento tão importante pro país.

Ideia boa e design simples

O projeto surgiu de uma parceria de sucesso entre as empresas Iska Digital e WBF Mobile. Renato Melo (Iska) e Wilson Baraban (WBF) trabalharam juntos em 2012 no aplicativo SP+9, que adicionava o número 9 na agenda dos celulares após a mudança promovida pela Anatel. O app foi notícia em todo o Brasil, ganhando destaque até no Jornal Nacional.

Com o Boca de Urna, a dobradinha promete o mesmo sucesso. “Como nunca fui entrevistado para uma pesquisa ou conheço alguém que tenha sido, tive a ideia de desenvolver o aplicativo. Queremos 1 milhão de downloads e nos tornar a maior pesquisa independente do mundo”, afirma Baraban.

Já Melo aponta a simplicidade do Boca de Urna como chave para o sucesso: “O design do aplicativo foi muito bem pensado para trazer a experiência do voto junto com a pesquisa. O usuário pode alterar seu voto quantas vezes quiser e visualizar a pesquisa em tempo real”.