Texto porLudmilla Rossi
Santos
TAGs

workshop

Osvaldo da Costa ensina aquarela em workshop

Você já cogitou empregar o uso da aquarela em seus trabalhos artísticos? Para ensinar a melhor forma de trabalhar usando este recurso, o TIP vai realizar em setembro o Workshop de Aquarela, com o ilustrador e desenhista Osvaldo da Costa. Conduzido em duas aulas, o workshop vai abordar o desenvolvimento e o senso artístico e técnico do aluno na aplicação das cores, vai ensinar a compreensão da linguagem da aquarela e também vai apresentar trabalhos artísticos profissionais. O workshop também vai ensinar a prática e o uso da tinta aquarela, da paleta e da tabela de cores para a realização de um projeto artístico.

Para participar, os interessados devem se inscrever via internet. Os participantes devem levar um bloco de papel Canson para desenho tamanho A4, com gramatura de 200g/m² na cor branca, pincéis de cerda redonda nº 4, 8, 12, além de lápis e estojo de aquarela 12 cores.

O que é aquarela?

A aquarela é uma técnica muito antiga. O aparecimento dela se supõe estar relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, surgidos na China há mais de 2 mil anos. No ocidente, há vários exemplos do emprego desta técnica desde a Idade Média, como Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto. Ele viveu até 1366 e teria produzido uma série de desenhos aquarelados, feitos sobre papel tipo pergaminho. O método foi utilizado por artistas flamengos e amplamente empregado em Florença e Veneza. Foi com Albert Dürer que a aquarela pode resistir ao tempo, já que ele deixou pelo menos 120 obras.

Ilustração da cidade de Santos em aquarela feita pelo artista Osvaldo da Costa.

Sobre Osvaldo da Costa

Osvaldo da Costa é ilustrador, desenhista de humor, professor universitário e Mestre em Comunicação na Universidade São Caetano do Sul – USCS. Como professor, atualmente leciona no curso de Produção Multimídia na UNISANTA (Santos-SP). É membro do SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil. Já participou de inúmeros Salões de Humor, como o de Piracicaba, Muestra de Humor Gráfico de Valência (Espanha), PortoCartoon World Festival (Portugal), etc., sendo premiado em muitos deles. É organizador do Sketchcrawl Santos, maratona de desenhos que acontece na cidade desde 2009.

Serviço
Workshop de Aquarela, com Osvaldo da Costa
Data: 6 e 13 de setembro de 2014, das 10h às 17h
Endereço: TIP, Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 238 – 7º andar
Preço: de R$ 80 a R$ 110
Inscrições: Clique aqui para fazer sua inscrição