Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Museu do Café comemora Dia do Folclore

Comemorado no dia 22 de agosto, o Dia do Folclore ganha programação especial no Museu do Café.

O Teatro de Mamulengos, do artista plástico Valdeck de Garanhuns, acontece na própria data (sexta-feira), às 16 horas.

museu do café

Trata-se de um espetáculo que trabalha a manipulação dos personagens com música e dança.

Durante a apresentação da peça Folia Brasileira, o Mestre Valdeck utiliza o bom humor, a linguagem peculiar e textos improvisados para conquistar o público. Os bonecos utilizados são criados com madeiras esculpidas e tecidos.

Com 25 anos de carreira, o recifense é um dos melhores xilogravuristas do país, e conhece como poucos a arte dos bonecos, bastante comum na cultura nordestina.

Mamulengo é uma forma de teatro popular na qual os bonecos são conduzidos com as mãos, assim como os fantoches. A diferença entre as técnicas é que o modelo nordestino tem sua estrutura própria, contendo histórias, lendas, linguagem característica, personagens fixos, picardia, música e dança. Com isso, a atividade se torna uma brincadeira despojada e improvisada, adaptando-se conforme o ambiente.

Outra atividade será no sábado (23 de agosto): a partir das 14 horas, a estudiosa Archalus Hamparian ministra um Workshop de Cafeomancia. E o que é cafeomancia? É prever o futuro na borra do café.

Famosa por seus estudos e publicações sobre o tema, a especialista é referência na técnica de ler o futuro por meio da borra do café. Na atividade, além de analisar o destino dos participantes, ela ensinará os segredos para leitura e interpretação da simbologia revelada na borra do café.

Para acompanhar o curso, que tem duração de 3 horas, os alunos ganharão o livro “Leitura na Borra do Café através dos Símbolos – Arte milenar da Armênia, interpretando passado, presente e futuro”, escrito pela palestrante.

O workshop é limitado a 20 vagas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail [email protected].

O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, Centro.