Texto porJuicy Santos
Santos

Elos Clube: um clube nascido em Santos

O Elos Clube de Santos é uma entidade mundial sem fins lucrativos que nasceu em Santos há mais de 50 anos. Em outubro de 2015, Santos será a sede da convenção internacional do grupo.

história do elos clube

A história do Elos Clube começa em 8 de agosto de 1959. Após uma primeira reunião na Prainha, em São Vicente, na casa do Dr. Eduardo Dias Coelho, então médico da Beneficencia Portuguesa de Santos, ele e mais 12 amigos, todos associados da Associação Atlética Portuguesa, resolveram fundar um clube.

Originalmente, a agremiação se chamaria Clube das Oliveiras. Em reuniões seguintes, aprovaram a mudança para Elos Clube, em reconhecimento da união dos elos de uma corrente de amigos.

Nos anos seguintes, foram fundados clubes em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e até em Lisboa.

Em 1962, com o aumento de novos clubes, foi aprovado o Elos Internacional da Comunidade Lusíada, congregação de todas as unidades do mundo em uma federação.

cultura portuguesa com elos clube de santos

O objetivo era a defesa das tradições, da cultura luso brasileira, da língua portuguesa e do humanismo lusíada.

O Elos Clube de Santos teve  grande expressão cultural nas décadas de 1960 e 70, quando tinha uma sede muito movimentada, nos altos do Cine Iporanga, na Av. Ana Costa. Muitos se lembram de grandes festas e eventos nesse local.

Em 8 de agosto, é comemorado o Dia do Elismo, em projeto aprovado na Câmara dos Deputados e agora em tramitação no Senado Federal.

Saiba mais sobre o Elos Clube de Santos no Facebook.

O Elos Clube Santos funciona na Rua XV de Novembro, 20, sala 40, Centro.

By: ELOS CLUBE DE SANTOS