Disco Xepa Santos: slow food, música e diversão

A Disco Xepa é um evento do movimento Slow Food que tem como objetivo alertar o público sobre as questões de desperdício e consumo responsável.

Depois de mais de 200 edições em mais de 75 cidades do mundo todo, a ação chega a Santos no próximo domingo (24 de agosto), das 9 às 16 horas.

www.juicysantos.com.br - disco xepa santos

Foto: Vila Mundo.org

Cidadãos, cozinheiros, chefs, músicos, artistas e DJs juntam na mesma ‘panela’ aproveitamento integral de alimentos, articulação e música, cozinhando a partir de ingredientes que, mesmo estando em boas condições de consumo, são descartados em feiras e mercados por estarem ‘feios’, assimétricos ou com partes machucadas.

Saiba mais na página do evento Disco Xepa em Santos no Facebook

A experiência começa na feira (ou outro local onde houver desperdício), onde são coletados alimentos que não mais possuem valor comercial. Através de um ambiente que reúne música e culinária, esses alimentos considerados “desqualificados” são transformados em aperitivos e sucos, que são distribuídos gratuitamente.

A missão do Disco Xepa é inspirar, reunir e sensibilizar o público em geral acerca da realidade do desperdício de alimentos, apresentando meios simples e dinâmicos para agir em revanche a essa problemática.

As estatísticas da fome e do desperdício são alarmantes. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas passam fome.

www.juicysantos.com.br - disco xepa em santos

No Brasil, não é diferente: o país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas joga fora 26 milhões de toneladas de alimentos e a comida não chega à mesa de 35% dos lares brasileiros. O desperdício ocorre desde a colheita até o momento da limpeza da geladeira.

Veja a programação preliminar do Disco Xepa em Santos:

– Ver, Entender e Sentir: Espaço destinado à conscientização dos visitantes com dados sobre desperdício de alimentos apresentados de forma clara e divertida.

– Oficinas de gastronomia com o chef Andre Ahn (Guaiaó e Almoço), a cozinheira Maísa Campos (Maísa Campos Ateliê de Cozinha) e o mini chef Biel Baum.

Nos intervalos das oficinas:

– Degustação de aperitivos e sucos produzidos pelo chef Dario Costa do Milani di Lui utilizando alimentos que seriam descartados nas feiras

Alimentos produzidos na última edição da Disco Xepa São Paulo

– Produção de sucos na bicicleta-liquidificador

– Discotecagem em vinil com o DJ Dr. Caiaffo e música ao vivo com Gi Pissani e Luiz Cancello

Use a hashtag #apoieaxepa para mostrar apoio ao evento.

A iniciativa, realizada pelo Slow Food Youth Network Brasil, será na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Gonzaga).

By: Mariana Felippe