Santistas filmam cotidiano da Vila do Prelado, em Iguape

Na quinta-feira (31 de julho), estreia o documentário Prelado, produzido pelos santistas Camila Casseano e Vitor Vilaverde.

O curta-metragem conta um pouco sobre a Vila do Prelado, em Iguape (SP), lugar que abriga algumas dezenas de moradores, a maioria deles pescadores. Todos eles vivem ao lado da reserva florestal da Juréia, a cerca de 8 km do bairro Barra do Ribeira, andando pela praia.

comunidade de pescadores em iguape

A intenção do filme é o contato com os moradores dessa vila, ouvir suas histórias e evidenciar as modificações que as tradições, mitos e lendas vêm sofrendo.

A Folia dos Reis, festa na qual os moradores coroados como rei, rainha, príncipe, princesas, condes e condessas também é documentada.

Relacionando as pessoas com o lugar, o lugar com o progresso, o progresso com as pessoas e tudo isso permeado pelos hábitos e costumes. Através dos casos e dos contos. Histórias vividas e mitos criados.

A exibição será às 19h30, no Centro Cultural da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt – Estradão – Areia Branca), na sala Toninho Dantas.

Trata-se de uma produção independente realizada por jovens recém-formados em cinema e audiovisual. Para isso, contou-se com o patrocínio do edital da Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Cultura, Programa de Apoio Cultural de 2012, com apoio cultural dos Estúdios Quanta.

By: Vitor Vilaverde