Texto porJuicy Santos
Santos

Elos convida para Feira de Inspiração em comunidades da BS

Em março de 2014, o Instituto Elos, desenvolvido em Santos, iniciou o programa Comunidades Empreendedoras, pelo qual atua junto a 4 comunidades da Baixada Santista para o Desenvolvimento Integrado Sustentável dos Territórios, com o apoio do Fundo socioambiental da Caixa.

Com encontros semanais nas comunidades, mutirões, visitas a boas práticas e integração da rede local, o objetivo é impulsionar as comunidades a protagonizarem a materialização de seus sonhos.

elos baixada santista

As atividades são abertas à sociedade. O público está convidado para a Feira de Inspirações, em que cada comunidade recebe convidados que compartilham suas histórias e conhecimentos, inspirando, apoiando e trazendo referências bem sucedidas ligadas a temas de interesse dos moradores.

A primeira edição ocorreu no Barracão Cultural do Caminho da União, que foi construído em mutirão em janeiro no inicio desse programa.

Dia 27 de julho foi a vez da Prainha, no Guarujá (foto abaixo). A temática escolhida foi cultura e os convidados foram Claudinho e Paulinho da Banda de samba-rock Poesia Samba Soul, da Zona Sul de São Paulo. Eles conversaram com os moradores da Prainha que estão investindo no desenvolvimento da comunidade através do seu equipamento cultural.

elos-prainha

No Guapurá, em Itanhaém, os moradores escolheram trabalhar com a temática de geração de renda. O bairro foi formado há 3 anos com a inauguração de um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida e tem como desafio superar a ausência de espaço para o comércio local empreendido pelos moradores.

Já na Vila Progresso, o tema será sarau. Desde janeiro de 2014, um grupo de moradores realizou 4 saraus numa praça construída coletivamente por meio de mutirões comunitários, já dentro das atividades iniciais do Comunidades Empreendedoras. Para falar sobre, foi convidado o ator Alessandro Azevedo, mais conhecido como Palhaço Charles, que desde 1996 empreende o Sarau do Charles, o primeiro sarau multicultural de São Paulo, na Vila Madalena.

Anote na agenda e participe! As atividades são abertas a todos os interessados.

  • Dia 29 de julho, terça-feira, às 19 horas: Feira de Inspiração do Guapurá com Joaquim do Banco Palmas – Uma moeda local revolucionando a economia.

Local: Escola Maria Patrocina Condota, na  Rua 33, s/nº, Guapurá, Itanhaém

  • Dia 2 de agosto, domingo, a partir das 9 horas: Feira de Inspiração da Vila Progresso com Palhaço Charles. A oficina tem um desafio muito especial: preparar um Sarau Cultural reunindo os artistas locais, que começará às 17 horas.

Local: Praça Cultural Nilson Alves, Vila Progresso, Santos

As ações junto às comunidades seguem até agosto de 2015, com formação, estímulo e acompanhamento para as 4 comunidades. O programa Comunidades Empreendedoras é apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa.

By: Mariana Felippe – Instituto Elos