Texto porLudmilla Rossi
Santos

10 razões para amar o Gonzaga

O Gonzaga completa em 2014 seus 125 anos neste 21 e junho. Meio enxuto, meio caidinho (a idade pesa,, minha gente!) o bairro mora em nossos corações. Acolhe nossos turistas como uma verdadeira mãe. Satisfaz consumistas, cinéfilos, apreciadores de uma comidinha tradicional. Sou suspeita para falar do Gonzaga pois como todo bom santista, acabo vivendo muita coisa por ali.

Vamos a uma listinha (amamos listas, já percebeu?) de razões para amar esse bairro lindo da cidadelindamaravilhosapraseviver.

1) O Gonzaga possui uma arquitetura particular formada por galerias típicas da década de 50/60 e prédios em estilo art noveau. História da arte que passa despercebida pelos olhos do cotidiano.

2) Os restaurantes clássicos do Gonzaga aquecem o nosso coração. Entre eles estão o restaurante São Paulo, o Ao  Chopp do Gonzaga, o Beduíno, entre outros. Até o famigerado Barramares, que não aceita cartão até hoje tem seu espaço no cosmopolitano bairro santista.

3) A praça da Independência está há mais de 90 anos por lá acompanhando cada novidade do Gonzaga. Também é um monumento para se apaixonar!

4) O Gonzaga é perfeito pra passear com as amigas, família, namorado ou sozinha. Tem programação para todo tipo de companhia.

5) Dá pra resolver tudo por lá: as compras da semana, a manicure, o livro novo, o cineminha, a bateria do relógio, o presentinho de última hora, a burocracia.

6) Não dá pra negar a nostalgia de glamour que o Gonzaga tem: hotéis luxuosos, casarões dos empresários do café, cassinos, bailes, boemia e festas fizeram parte da história do bairro.

7) Para os adolescentes da década de 80/90 o Gonzaga sempre traz o ar da juventude eterna. Lofty, Zoom, Trip Club, Millenium são algumas das baladas que fizeram o bairro ferver, além das aglomerações de promoters e teenagers nas escadarias dos shoppings.

8) O Gonzaga sempre foi um grande centro de entretenimento de Santos: os bingos, fliperamas, cinemas, parques indoor e até um boliche fizeram (antes da era videogames de alta tecnologia) a alegria de pueris e maduros.

9) O bairro tem cafés,  lanchonetes, botecos e patisseries icônicas como Viena, Sevilha, Brunella, além da Casa do Cafezinho e Café da Beth no Shopping Balneário.

10) O Gonzaga se reinventa, acolhe turistas de todo o mundo, concentra comemorações e registra a pujância moderada de Santos.

Um bairro do S2.

parabens-gonzaga

E quais são suas razões para amar o Gonzaga? Deixa aí nos comentários!