Texto porJuicy Santos
Santos

Hoje é Dia Nacional do Café – 24 de maio

Você sabia que hoje, dia 24 de maio, é Dia Mundial do Café?

O café é uma bebida popular com excelente ação antioxidante que contém mais de 1.000 substâncias com essa propriedade. Elas contribuem para a diminuição de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e reduzindo inflamações.

café faz bem

O famoso grão, além de ser rico em vitaminas e nutrientes, estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção, melhora o sono e é ótimo para o humor.

Quem já é fã de um bom café, agora tem ainda mais motivos para saborear. Alguns estudos mostram que seu consumo tem ação preventiva em doenças como Alzheimer, Parkinson e Diabetes.

Você sabia que 1 xícara de café ao dia ajuda a melhorar os sintomas de enxaqueca? Porém não abuse, mais do que isso já pode ser prejudicial!

Veja quais os tipos e quantidades diárias recomendadas:

O consumo de 1 a 3 xícaras do delicioso cafezinho está ok! Há uma quantidade correta a ser ingerida (2,5 a 4mg de cafeína por kg de peso / dia, ou de 100 a 300mg por dia), mais do que isso acaba sendo tóxico ao nosso organismo. Isso pode prejudicar o sono, desencadear a já comentada enxaqueca, aumentar a ansiedade, stress, causar taquicardia, dores no estômago e até mesmo impedir a absorção do cálcio, levando à osteoporose.

O café espresso é mais forte e mais concentrado. Uma xícara do expresso tem aproximadamente 120mg de cafeína, enquanto que a mesma dose de café coado apresenta 60mg. Então cuidado para não exagerar no consumo! Afinal, existem outros alimentos que consumimos ao longo do dia que já contém a cafeína.

Exemplo desses alimentos são chá mate, chá verde ou preto, chocolate, achocolatado, refrigerantes e bebidas energéticas.

A cafeína também tem ação termogênica que ajuda a acelerar o metabolismo. Uma ótima dica, é acrescentar um pouco de canela para potencializar essa ação.

Já tomou seu cafezinho hoje? Eu já, inclusive na minha casa não pode faltar. Adoro acordar e sentir esse aroma delicioso, meu dia fica muito mais feliz!

Por: Carol Franco – Nutricionista – CRN: 24293