Texto porJuicy Santos
Santos

Como planejar um roteiro pela Europa?

Se tem uma coisa que eu sei fazer bem e adoro é planejar roteiros de viagens. Sou formada em hotelaria, trabalhei em hotéis bacanas em São Paulo, mas na verdade o que me faz gostar tanto de montar viagens pra mim e pros meus amigos é o fato de achar que VIAJAR É O MELHOR INVESTIMENTO. Por isso, a Aline´s Tour, como sou chamada pelos amigos, te conta aqui como planejar um roteiro pela Europa, que também vale para qualquer outro lugar.

Vamos ao passo a passo:

1) Organizando os controles

– Abra uma pasta no seu desktop para armazenar as fotos que for encontrando, uma nos favoritos do seu navegador para adicionar tudo que for lendo e poder consultar depois e uma planilha no Excel para poder salvar as informações que for decidindo.

roteiro europa

2) Escolhendo o local

– Pensando que um dos maiores custos da viagem é a passagem aérea, escolha com cuidado os lugares onde você quer ir. Sei que muitas vezes dependerá do numero de dias que você terá disponível ou do quanto de grana terá para gastar, mas ter uma ideia inicial de onde você quer ir, é muito importante. Por exemplo: seu foco é ir a Paris, mas uma vez lá, é tão rapidinho conhecer Londres (nem que seja por um dia) que vale a pena estender 1 dia no roteiro e dar um oi pra rainha.

– Abra um mapa da Europa na internet e sonhe! Faça escolhas pensando na proximidade entre os locais mas não queira abraçar o mundo. Como disse meu marido: pense que esta é a primeira vez que você vai ao lugar e não a última. Sei que a tentação é grande, principalmente quando falamos da Europa, mas não queira percorrer 10 países em 10 dias. Você acabará dando tchau pra Torre Eiffel do ônibus panorâmico! #fail

– Minha dica é programar, no mínimo, 3 ou 4 dias para cada destino. É impossível uma cidade ou região da Europa onde você consiga aproveitar tudo com calma em menos tempo do que isso.

3) Calculando a verba

– Vamos falar a verdade: esse é um fator que limita qualquer sonho, não? Seguindo o lema “Quem converte não se diverte” viaje somente quando você tiver condições mínimas de se manter alimentado e em segurança. Ou seja, economize no que for possível mas ficar sem comer e sem dormir em paz é imprescindível.

– Naquela planilha do Excel separe os valores de passagem aérea, hospedagem, transporte, alimentação, hospedagem, passeios e compras. Nem que neste momento seja um chute isso vai balizar suas escolhas. Eu calculo uma base de valor para passagem aérea pelo site DECOLAR e de hospedagem pelos hotéis da rede IBIS. Para o resto calculo uma base de 50 Euros por dia, por pessoa. Assim, se economizo em um, sei que posso gastar mais em outro. Num dia que consigo um museu grátis, janto num lugar mais legal!

4) Passeios: colhendo informações com amigos, blogs, revistas especializadas e guias turísticos

– Tendo escolhido os países que deseja visitar, resolva quais cidades priorizar. Sim, você pode passar 1 mês explorando apenas a Toscana na Itália! Feito isso, vá ao bom e velho Google e leia tudo que aparecer. Os blogs Viaje na Viajem e Viaje Aqui, da Editora Abril, são meus favoritos, mas sempre encontro algum blog de algum brasileira que mudou pra aquela cidade e começou a dar dicas bacanas pros conterrâneos. É o caso deste blog com dicas de Amsterdã.

– Na sua planilha, novamente, vá anotando todos os lugares que quer ver e pense numa programação diária. Sei que isso dará um trabalhão, mas vai otimizar sua viagem. Você pode criar uma rota mais eficiente. Por exemplo, explore NY e tudo que quer ver e fazer por região de Manhattan. No dia que for visitar a estátua da liberdade, aproveite e conheça Wall Street, a Century 21 e o Memorial do World Trade Center que ficam mais próximos.

trem leito suiça amsterdan

Essa era minha cabine no trem leito. Tudo milimetricamente ajeitado, beliche, pia e uma noite de sono diferente!

5) Transporte 

– Agora é hora de traçar a rota propriamente dita. Pensar por onde você chegará na Europa, por onde partirá e como fará para se locomover entre uma cidade e outra. Lembre-se que na Europa as passagens aéreas são muito baratas (e ficam quanto maior a antecedência que você comprar) e os trens ligam muitos países.

– Os melhores sites para comprar passagens baratas (as famosas low cost airlines) são: RYANAIR e EASYJET. Elas conectam muitas cidades. Preste atenção que muitas vezes os aeroportos disponíveis são mais afastados e isso pode gerar um custo extra na sua viagem já que o taxi/trem até lá pode sair mais caro que a passagem aérea em si.

– Há também companhias aéreas locais como a AEGEAN AIRLINES para quem vai para a Grécia, por exemplo. São vôos internos pelas ilhas.

– Se trem for a sua pedida, procure na RAIL EUROPE. Eu sempre tive a curiosidade de viajar uma grande distância de trem e de poder dormir numa cabine leito. Fiz isso da Suíça à Amsterdã e foi muito legal. O serviço no trem é ótimo mas é preciso MUITA ATENÇÃO pra encontrar rapidamente seu vagão na ida e também descer na estação certa na volta. Os europeus estão super acostumados, mas pra gente é um novo paradigma. O leito em si é ok! Não vamos dizer que é uma suite maravilhosa, mas é bem segura, privativa e bem planejada.

6) Hospedagem

– Procure e compare MUITO. Esse item é fundamental para seu orçamento final. Como disse antes, meu básico é o nível Ibis de ser. Chuveiro quente, cama e limpeza boa e segurança. Não sou especialista em hostels, mas muitos amigos escolhem essa opção de hospedagem e adoram. Principalmente aqueles viajando sozinhos. Uma boa partida é o site Hostels Worldwide.

– Não caia na tentação de economizar dinheiro ficando longe do centro. Você vai gastar tudo que economizar em transporte ou no tempo que levará para chegar até o hotel. Fiquei num hotel tão longe do centro de Roma que levava quase 2 horas para ir e voltar das principais atrações no horário de pico. Ou seja, uma vez no hotel, não queria sair de lá por nada nesse mundo e deixei de ver Roma à noite na maioria do tempo que passei lá.

– Uso MUITO os sites BOOKING.COM e TRIP ADVISOR para escolher os hotéis que vou me hospedar pelo simples fato de que as avaliações dos lugares são feitas por gente que já foi. Ou seja, não é uma propaganda do hotel, é opinião de brasileiros mesmo. A reserva faço pelo próprio Booking.com e sempre, sempre deu certo! Além de ter preços, algumas vezes, menores que o site do próprio hotel. Cuidado para as condições da reserva, de cancelamento, formas de pagamento e impostos/taxas incluídas.

– Outra opção legal é o site AIRBNB onde você aluga uma casa ou quarto dentro da residência de alguém; geralmente por preços bem legais. Veja Como funciona o AirBNB!

PRONTO! Você já tem todas as informações do seu roteiro, agora é só ligar uma coisa na outra:

  • Compre a passagem tendo decidido que pais será o primeiro e qual será o último
  • Defina o hotel comparando preços e localização (custo x benefício)
  • Programe basicamente o que conhecerá em cada dia (e fique feliz se quiser cancelar toda essa programação quando chegar lá!)

Por fim, escolha prioridades que gosta. Eu, por exemplo, adoro conhecer a comida típica dos lugares e encontrar restaurantinhos escondidos. Reservo uma grana extra para um jantar bacana em cada cidade.

amsterdan

Um dos canais de Amsterdã e toda sua poesia.

Últimas dicas

– Compre e reserve o máximo de coisas que puder: hotel, passagem, transporte, passeios. Na Europa é alta temporada o ano todo e você pode perder bastante dinheiro e tempo se deixar tudo pra última hora. Outra vantagem é ir pagando tudo isso antes da viagem e deixar pra gastar com compras.

– Escolha formas diversas de pagamento: dinheiro (cash), cartão de crédito e cartão de débito pré-pago. Este último era a grande vantagem antes do IOF ter ficado igual ao crédito. Mas leve um pouco de dinheiro em cada um deles, assim caso alguém dê problema (confie, já tive problemas com TODOS) você tem uma reserva nos outros.

Deu pra perceber que este processo requer tempo, paciência e dedicação. A grande vantagem é você planejar um roteiro pela Europa completamente personalizado, com a sua cara, vendo o que você mais gosta. Se tudo isso já te desanimar de começo, esquece! Sem o tesão pela coisa, melhor baixar numa agência destas grandes e comprar um pacotão, que tem muitas vantagens, sendo a principal delas o fato de você não ter que se preocupar com nada além de quantas vezes irá dividir a conta.

Agora se para você, como pra mim, pensar e planejar tudo isso é METADE da diversão, siga em frente!

A gente já contou alguns outros roteiros, confira: