Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

5 dicas de viagem na Normandia

Entre os inúmeros pontos turísticos da França, a Normandia pode não ser a escolha mais óbvia. Paris, claro, é unanimidade. Aí tem o sul e a badalação das praias, a região dos vinhos… Mas eu garanto: vale muito a pena conhecer essa região incrível que fica no Noroeste do país.

E a Normandia está com tudo em 2014. No dia 6 de junho de 2014, comemorou-se o aniversário de 70 anos do Dia D, quando aconteceu o desembarque das tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial nas frias praias da região. Até Barack Obama participou das celebrações da data.

praias da normandia

Fui parar na Normandia totalmente por acaso (meu irmão mora em Caen desde o início do ano), mas me apaixonei completamente pelo lugar. A história, ainda muito viva na memória da população, mistura-se com uma paisagem linda e pequenas cidades inspiradoras à beira-mar.

Aqui escolhi 5 dicas imperdíveis de viagem da Normandia:

1. Le Mémorial de Caen – um museu simplesmente INCRÍVEL que conta o antes, o durante e o depois da Segunda Guerra. Não é apenas um museu, é uma experiência. Filmes e fotografias da época ajudam a explicar o contexto do conflito, além de itens históricos expostos, como aviões, tanques, armas e uniformes.

Já fui em muitos museus ao redor do mundo na vida, mas esse certamente está entre os melhores, por sua organização caprichada e temática que sempre emociona.

2. Praias do debarquemént – o desembarque ocorreu em várias praias da região e a maioria tem ainda os resquícios dos navios e portos artificiais da guerra. Todas receberam nomes em inglês: Omaha (onde fica o Cemitério Americano, que você não pode deixar de visitar), Utah, Gold Beach, Juno e Sword Beach.

A história está em todos os lugares, até na estrada você consegue ver tanques e canhões, além de pequenos museus. Também dá para conhecer bunkers por dentro, como em Point du Hoc. Um passeio de arrepiar! Não deixe de ver Arromanches-Les-Bain  (Gold, da foto acima), a praia que mais preservou os portos artificiais.

3. Deauville – a cidade é super charmosa e tem construções lindas em frente à praia. Também possui um cassino bem famoso, aberto no século XIX. Em um restaurante de Deauville, foi gravada a cena final do filme Intocáveis. Tem ótimos restaurantes e comércios. E pra quem curte moda, uma curiosidade: em Deauville, Coco Chanel abriu sua primeira loja, em 1913.

honfleur

4. Honfleur – essa encantadora cidade portuária e suas paisagens serviram de inspiração para os pintores impressionistas. Foi lá que surgiu a Escola Impressionista, da qual fizeram parte Claude Monet, Eugéne Boudin e o inglês William Turner. É um local típico de passeio para os franceses. Além da arte, tem sorveterias ótimas e um clima delicioso.

chateau de caen

5. Château de Caen – esse castelo, que fica na região central da cidade que é a capital administrativa da Baixa Normandia, foi construído no século XI e segue como um dos maiores e mais bem-preservados em toda a Europa.

É impressionante entrar lá porque, assim como a Catedral de Caen, ele foi parcialmente destruído na 2ª Guerra. Nos últimos anos, o castelo virou um centro cultural, com o Museu da Normandia, o Museu de Belas-Artes de Caen e um jardim maravilhoso.

Dica bônus: também há um outro ponto conhecidíssimo próximo à Normandia, o Mont Saint Michel. Esse é a segunda atração mais visitada da França e a atração turística mais visitada fora de Paris.

Confira como foi a experiência de passar uma noite em Mont Saint Michel.

Se você está lá perto, vale a pena pegar o carro e conhecer.