Texto porJuicy Santos
Santos

Roteiro de Viagem: Barcelona

Amada e frequentada por milhões de pessoas por ano que vão de jovens, artistas, intelectuais e famílias, Barcelona é uma das cidades mais legais que já conheci. É possível se divertir, comer bem, aprender história e conhecer gente descolada tudo num mesmo dia. Pra ajudar quem também quer aproveitar o melhor dessa cidade, o Juicy Santos te dá algumas dicas!

dicas de barcelona

Casa Batlló

Barcelona é, junto com Madri, uma das maiores (e mais visitadas) cidades da Espanha. Confesso que ela demorou pra chamar minha atenção e nunca tinha parado para pesquisar informações sobre a cidade.

Até que uma amiga minha, que morou lá alguns anos, falou: Madri está para SP assim como Barcelona esta pro RJ. Escolha a sua preferida! Não sei se a comparação está certa. Não conheci Madri ainda. Mas que Barcelona é linda demais, isso é!

Como ir?

Apenas a Singapore Airline e a Iberia fazem voos diretos para Barcelona. Fui de Singapore e simplesmente A-M-E-I. As aeromoças são super gentis, o avião muito confortável e tudo é muito organizado. A comida também é muito boa!

Bairro Gótico e Obras de Gaudí

Começamos com o free tour da Sandeman´s pelo bairro gótico, como faço em toda cidade nova que chego.

(Se ainda não conhece, dá uma olhada nesse post que fiz sobre as principais dicas para quem quer organizar um roteiro pela Europa).

O dia estava quente e com muito sol. Foi perfeito para conhecer o lado antigo da cidade, seus castelos, igrejas e ruazinhas encrustadas nas pedras.

No dia seguinte fizemos um tour pelas obras do Gaudí que, com o mesmo grupo porem este custando 12 euros, percorre as principais construções desse artista ridiculamente sensacional. Destaque para a Casa Batló e a Casa Milá.

dicas de barcelona

Casa Milá

Essas casas foram construídas para famílias ricas da cidade e são cheias de simbolismos que mostravam o prestígio e poder das famílias que ali iriam morar.

Gaudí está presente e é homenageado pela cidade toda. E vale a pena pesquisar mais sobre a vida dele antes de conhecer a cidade ou contratar um guia que possa te explicar tudo de incrível que ele representa pra arquitetura e pro modernismo que conhecemos hoje.

Outro lugar incrível que precisa ser visto é o Parc Guell. No alto da cidade, todo planejado por Gaudí, é um parque público perfeito pra ir ao final do dia e aproveitar a vista.

A língua e o orgulho catalão

Barcelona é bastante peculiar já que faz parte da região da Cataluna e seus habitantes falam o catalão, idioma que definiria como sendo uma mistura de espanhol, italiano e grego. Algo assim muito complicado…

Perguntando para locais soubemos que os catalães ainda cultivam a mentalidade separatista (ha muitos séculos querem se tornar independente da Espanha) e preservam costumes e tradições simbolizando essa questão. A língua catalã é a mais forte destas tradições. Os habitantes falam e são alfabetizados em catalão, embora na escola também aprendam o espanhol. Ou seja, se você fala espanhol, ou inglês, não se preocupe. Você não entenderá o que eles falam entre si, mas não passará nenhum apuro.

Ramblas

Outro passeio imperdível em Barcelona são as Ramblas. Uma rua extensa, que liga o centro à praia, cercada de muitas lojas, restaurantes, hotéis e muita, muita gente durante o dia todo. É uma das principais atracões da cidade. Há quem prefira ficar hospedado lá, no meio do burburinho. Eu não quis.

dicas de barcelona

Mercat de la Boqueria

Destaque para as lojas espanholas Desigual que têm conquistado europeias e mulheres do mundo todo com cores vibrantes e estampas. Aqui em Santos é possível comprar produtos da marca em algumas lojas multimarcas.

Tire um dia pra passear com calma por toda a extensão das Ramblas. É preciso paciência para desviar da multidão, entrar e sair das lojas e reparar no movimento do local.

Não deixe de entrar no Mercat de La Boquería (tipo um mercadão) e almoçar por lá. As comidas e as bancas são tentadoras!

Zona Universitária

Falando de outra parte da cidade, mais nova, está a Zona Universitária. Com grandes hotéis de rede, shoppings centers, as maiores universidades da Espanha e o Camp Nou, sede do Barcelona e nova casa do Neymar o bairro é um pouco mais afastado do centro mas de fácil acesso pelo metrô, que alias é uma ótima opção de deslocamento.

Fiquei hospedada no hotel Princesa Sofia por conta do congresso que participei. Com infra boa e preços caros, por ser 5 estrelas, o hotel fica do ladinho do metro e mais perto ainda do Camp Nou. Ainda assim, acho que não vale a pena se hospedar por esta região. Não há muitas opções e agito na rua. Pelos menos não na época que fui.

Pra quem vai até esse bairro a maior atração é mesmo o Camp Nou. O campo do Barcelona é uma atração muito legal mesmo pra quem não não é fã do esporte. O campo é lindíssimo, o museu e sala de troféus são bem legais e interativos, e só se fala de Neymar. Reserve muitos euros se quiser levar um souvenir ou uma camisa do time.

dicas de barcelona

Maremagnum

Praia

A praia em Barcelona é super badalada. Lugar para ver e ser visto. Eu não aproveitei muito durante o dia. Preferi fazer os passeios históricos, mas fui algumas vezes jantar no Maremagnum, um shopping center à beira mar que tem uma vista incrível do pôr do sol.

Tapas

Tapas são pequenas porções servidas em restaurantes ou bares típicos de quase toda Espanha. Assim como os petiscos dos botequins, tapas são tira-gostos frios ou quentes servidos antes das refeições espanholas. Podem até substituir o almoço completo devido a sua praticidade. O grande intervalo entre as refeições em muitos países europeus,fez com que fosse necessário provar um aperitivo ou uma “tapita” entre elas.

Você encontrará bares de tapas por quase todas as ruas de Barcelona. Pare e experimente várias pois são muuuuuuito boas. Eu escolhi o Tapa Tapa, no Passeig de Gràcia que deve ser quase um fast food de Tapas mas todas muito boas! Sentei no balcão e fui pedindo um pouquinho de cada uma.

dicas de barcelona

Igreja Sagrada Família

Onde ficar?

Fiquei hospedada no Ibis Sagrada Família que é super novinho e muito brazilian friendly. Tive que explicar pra recepcionista o porque de tantos brasileiros por lá! Preço justo, quarto novinho (e com sorte com vista pra algum pedacinho da sagrada família) e fácil acesso ao metrô.

Barcelona é uma cidade pra ser vista em muitas visitas. Como fui apenas uma vez, deixo a indicação de posts de outros blogs de viagem que complementa esse e pode ajudar muito no seu roteiro pela cidade: ViajeAqui, Viaje na Viagem e Os 10 melhores apps para curtir Barcelona.