Texto porLudmilla Rossi
Santos

Oficina cultural Pagu – programação de abril a junho/2014

A partir de abril estão abertas as inscrições para os novos cursos da Oficina Cultural Pagu: são mais de 25 atividades com 900 vagas disponíveis para Santos e cidades da baixada santista: Oficina de poesia e música, Oficina de dramaturgia para novos autores, oficina de iniciação a commedia dell’arte, oficina de criação de música pelo computador, oficina de contação de histórias com objetos e bonecos, oficina de canto coral, oficina de circo; acrobacias de solo e malabares, oficina de fotografia e oficina de interpretação teatral.

Destaque desta programação é o projeto especial: ARRIBA, ARRIBA PAGU! – Conhecendo um pouco mais da cultura Mexicana.A cidade de Santos será a sede da delegação do México durante a Copa do Mundo de 2014, e a OC Pagu selecionou para o período atividades que retratam a diversidade histórica e cultural daquele país, numa programação que abrange de cinema a história em quadrinhos, passando por artes plásticas, TV e fotografia.

Toda a programação é gratuita e está disponível no site: www.oficinasculturais.org.br. Os interessados poderão inscrever-se pelo email:[email protected] ou pessoalmente no endereço da sede: Espírito Santo, 17 – Campo Grande – Santos de 2a a 6a feiras das 14h ás 20h.

Mais informações pelos telefones: (13) 3219-2036 / 3219-1741.

oficinapagu-oficinas-culturais-santos

Fonte da imagem

OFICINA CULTURAL PAGU

PROGRAMAÇÃO ABRIL A JUNHO DE 2014
ESPECIAL MÉXICO

PROJETO ESPECIAL: ARRIBA, ARRIBA PAGU!
Conhecendo um pouco mais da cultura Mexicana.
A cidade de Santos será a sede da delegação do México durante a Copa do Mundo de 2014. A Oficina Cultural Pagu selecionou para o período atividades que retratam a diversidade histórica e cultural daquele país, numa programação que abrange de cinema a história em quadrinhos, passando por artes plásticas, TV e fotografia.

► OFICINA DE FOTOGRAFIA: TODOS PODEM SER FRIDA
Coordenação: Camila Fontenele
15/4 a 7/5 – terças e quartas-feiras – 18h30 às 21h
Público: fotógrafos, estudantes de audiovisual e demais interessados com conhecimento básico na área, a partir de 15 anos
Inscrições: 1 a 11/4
Seleção: currículo breve
20 vagas

A oficina aborda a visão conceitual na fotografia, em que a técnica é ferramenta de execução e a pesquisa se torna elemento primordial para o desenvolvimento de uma obra. A proposta é que cada participante utilize como referência a pintora Frida Kahlo para compor um retrato fotográfico. Os resultados integrarão uma exposição na Oficina Cultural Pagu.

Camila Fontenele é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade de Sorocaba e pós-graduanda em Cinema, TV e Vídeo pelo Centro Universitário Belas Artes. É assistente de produção da DS Filmes. Roteirizou e fotografou o curta-metragem “Tulipa”.

► OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ÍCONES DA CULTURA POP MEXICANA
Coordenação: Eder Messias
23/4 a 20/5 – terças e quartas-feiras – 14h30 às 16h30
Público: desenhistas, estudantes de artes plásticas, apreciadores de HQ e demais interessados com noções básicas de desenho, a partir de 13 anos
Inscrições: 1 a 23/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina transmitirá os fundamentos gráficos e narrativos da HQ, desenvolvendo desenho, argumento, roteiro para a criação de histórias que terão como referência a cultura pop mexicana: guerreiros astecas, heróis mascarados da luta livre, Dia dos Mortos etc.

Eder Messias é ilustrador, chargista, caricaturista e especialista em histórias em quadrinhos e mangá. Na Gibiteca de Santos, participou das exposições “Homenagem ao Cartunista Glauco” e “Heróis do Brasil em Mangá”. Tem trabalhos publicados nos Estados Unidos pelas editoras Blackline e Tombstone.

► EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: TODOS PODEM SER FRIDA
7 a 31/5 – terças a sextas-feiras – 14h às 20h | sábados – 14h às 18h
Classificação: livre

Mostra de retratos fotográficos produzidos pelos participantes da oficina “Todos Podem Ser Frida”, coordenada por Camila Fontenele.

► WORKSHOP: TV MEXICANA EM PERSPECTIVA – CHAVES, MARIA DO BAIRRO E OUTRAS FÓRMULAS DE SUCESSO
Coordenação: Dirceu Lemos
10 a 24/5 – sábados – 14h30 às 17h30
Público: realizadores e estudantes de audiovisual e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1/4 a 6/5
Seleção: currículo breve
20 vagas

O workshop apresenta um panorama histórico e contemporâneo da TV mexicana: os principais programas e suas características, a indústria dos melodramas, a conquista do mercado externo, o monopólio da Televisa e sua relação com o poder político. O objetivo é desmistificar a visão que os brasileiros têm do México e de suas produções televisivas, propondo uma reflexão comparativa entre a teledramaturgia mexicana e a brasileira.

Dirceu Lemos é jornalista e radialista, com especialização em Rádio, TV e Cinema pela Universidade Independente (Lisboa, Portugal) e em Produção Executiva e Gestão de Televisão, pela FAAP. Mestre em Programação de TV e doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por 19 anos com produção audiovisual em diversas emissoras de televisão. Professor universitário de Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual.

► EXPOSIÇÃO DE FANZINES E QUADRINHOS: ÍCONES DA CULTURA POP MEXICANA
20/5 a 8/6 – segunda a sábado – 10h às 18h
Classificação: livre
Local: Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes: Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº – Posto de Salvamento nº 5 – Boqueirão

Mostra dos trabalhos produzidos pelos participantes da oficina “Ícones da Cultura Pop Mexicana”, coordenada por Eder Messias.
LITERATURA / MÚSICA

AS ASAS DA SEMENTE: OFICINA DE POESIA E MÚSICA
Coordenação: Luama
8 a 29/5 – quintas-feiras – 18h45 às 21h45
Público: professores, poetas, atores, músicos e demais interessados, a partir de 14 anos
Inscrições: 1/4 a 8/5
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina propõe vivência poética e musical em que os participantes entram em contato com suas potencialidades expressivas, produzindo e interpretando os próprios poemas e conhecendo obras de Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Castro Alves, entre outros autores.

Luama é compositora, poeta, cantora e violonista, doutoranda em Filosofia pela USP e mestre em Teoria Literária pela Unesp. Tem três CDs lançados: “Luama” (2000), “A Hora do Meio-Dia” (2002) e “Cósmico Samba” (2011).
TEATRO

OFICINA DE DRAMATURGIA: PENSAMENTO E PRÁTICA PARA NOVOS AUTORES
Coordenação: Bruno Fracchia
8/4 a 6/5 – terças e quintas-feiras – 18h45 às 21h45
Público: escritores, estudantes de artes cênicas, letras e jornalismo, artistas e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: até 4/4
Seleção: carta de interesse
25 vagas

A oficina apresenta a seus participantes conceitos fundamentais da dramaturgia clássica (como ação, fábula, clímax, conflito, progressão, diálogo, personagem etc.) e matrizes da escrita teatral contemporânea, fornecendo-lhes deste modo ferramentas para serem aplicadas na feitura de cenas curtas (e que poderão, posteriormente, se tornar peças completas).

Bacharel em Teoria Teatral pela USP, Bruno Fracchia é ator, diretor e roteirista. Autor de “Entre Dentes”, peça encenada pelos Parlapatões no Festival do Minuto, e um dos colaboradores no roteiro de “Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva. Atualmente está em cartaz com “Algumas Histórias”, espetáculo do qual é dramaturgo, ator e produtor.

EM BUSCA DO CÔMICO: OFICINA DE INICIAÇÃO À COMMEDIA DELL’ARTE
Coordenação: Flávia Bertinelli
5/5 a 9/6 – segundas-feiras – 18h às 22h
Público: atores, artistas, estudantes de artes cênicas e demais interessados com conhecimento em teatro, a partir de 14 anos
Inscrições: 1 a 28/4
Seleção: currículo breve
20 vagas

Oficina de iniciação à commedia dell’arte que propõe a investigação da máscara cômica italiana e do teatro de máscaras – sua origem, história, o universalismo da utilização –, e, a partir dessa base, introduzir tipos sociais brasileiros que dialogam com os arquétipos estudados.

Flávia Bertinelli, atriz formada pela ECA-USP, cursou commedia dell’arte na Scuola de Attore Comici, na Itália. Desenvolve trabalho voltado à arte-educação em instituições como Sesc e Senac. Seu espetáculo de commedia dell’arte, “Jogos de Cena”, conquistou o Prêmio Carlos Miranda em 2005. Atua no espetáculo “Os Três Porquinhos”, da Cia. Le Plat du Jour.