Texto porJuicy Santos
Santos

O problema das maternidades santistas

Pra quem acha que o DIREITO À VIDA é algo básico e primordial a qualquer ser humano, e no caso, principalmente para as mulheres, você se surpreenderá que, em Santos, isso já não é verdade. As gestantes da nossa região estão se vendo acuadas pela falta de opção de onde parir seus bebês.

Independente se você deseja um parto normal, natural, domiciliar ou cesárea, o direito de você decidir isso se dá à partir de bons médicos (que graças a Deus temos muitos na região) e bons hospitais. Ai sim o assunto passa a ser polêmico.

Numa reação em cadeia, os hospitais de Santos têm fechado suas maternidades ou inventado políticas de agendamento de parto inviáveis. Afinal, como saber, mesmo tendo planejado uma cesárea, quando seu bebê virá ao mundo?

Isso se já não bastasse todos, literalmente TODOS, estarem na contra-mão dos hospitais de São Paulo e do mundo que têm salas especiais para partos normais e humanizados.

parto normal em santos

Estando grávida, nas últimas semanas da minha gestação, estou bastante envolvida com o assunto e confesso nunca ter imaginado passar por uma insegurança dessas neste momento tão vulnerável. Não ter certeza de que, chegada a hora da minha filha nascer, terei vaga nos hospitais de Santos, me deixa, no mínimo, triste.

O hospital Beneficência Portuguesa foi o primeiro a fechar as portas de sua maternidade. Posterior a ele, há cerca de 2 semanas, a Casa de Saúde anuncia que, a partir de 1o. de maio, só atenderá partos pré-agendados (Oi?). Veja aqui a matéria.

As informações a respeito deste drama são muitas, mas nem sempre sabemos o que é verdade ou o que as gestantes estão realmente passando. Eu mesma me RECUSO a ter minha filha em Santos sem tentar uma vaga em Santos. Quero que minha filha nasça aqui, na cidade do seu pai e que eu amo tanto!

Indignadas com o desrespeito às grávidas santistas, um Protesto contra o fechamento do PS obstétrico da Casa Saúde está sendo organizado pelo facebook.

Ele acontecerá dia 6 de abril, às 10 horas, partindo da Praça da Independência até o Casa de Saúde.

Além disso, está aberta para assinatura uma PETIÇÃO Pelo não fechamento do PS Obstétrico da Casa de Saúde de Santos. Clique aqui para assinar o abaixo assinado. Já são mais de 560 pessoas juntas contra esse absurdo.

Um grupo de mães criou um blog chamado Caminhando para o Parto Natural – Baixada Santista para dividir com as gestantes e outras mães da região seus direitos em relação a todo esse assunto.

Se você está lendo esse post até aqui é porque também se sensibilizou com o assunto e por isso pedimos que você NOS AJUDE. Compartilhe, assine o abaixo assinado ou caminhe conosco no dia 6 de abril. Hoje somos nós as grávidas, amanhã pode ser você!