Texto porLudmilla Rossi
Santos

Grátis: Semana de Produção Multimídia 2014

A VIII SAMBA – Semana de Produção Multimídia está com uma programação ótima. Com palestras de temas variados, a programação é gratuita, sempre as 19h (exceto sábado – 10h) no Anfiteatro 1 do bloco D da Unisanta.

Devido a gratuidade do evento, os organizadores pedam a contribuição voluntária de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal) por evento para o Programa Dividindo para Somar, que beneficia entidades carentes da região.

samba-2014-unisanta

Semana de Produção Multimídia 2014

DIA 7/04 – SEGUNDA: CONTENTE.COM
TEMA: Como criar projetos online
Daniela Arrais e Luiza Voll são sócias da Contente, uma empresa que cria projetos especiais para a internet. Nesse bate-papo vão mostrar os aprendizados da criação de projetos online usando como exemplo a história do Instamission, um projeto colaborativo de fotografia feito por meio do aplicativo para smartphones Instagram. O projeto, criado sem nenhum investimento e utilizando plataformas e ferramentas já existentes, hoje tem mais de 30 mil participantes e conquistou público, mídia e anunciantes. O aprendizado desse bate-papo é sobre como é possível criar projetos com pouquíssimo ou até mesmo sem investimento nenhum e fazer disso uma fonte de muito aprendizado, lazer e até mesmo um negócio lucrativo.

CONVIDADAS: Daniela Arrais e Luiza Voll

Daniela Arrais é jornalista e mantém o Don’t Touch My Moleskine (www.donttouchmymoleskine.com). De março a setembro de 2012, foi editora-adjunta do caderno Imóveis, da Folha de S.Paulo. No mesmo jornal, passou pelas editorias Tec e Cotidiano – Regionais. Também trabalhou na revista Joyce Pascowitch, no portal Oba Oba, no Jornal do Commercio e na Folha de Pernambuco. E já colaborou com revistas como Serafina, Criativa, Galileu e Continente Multicultural.

Luiza Voll é publicitária e designer de interação. Vive em São Paulo após ter se especializado em design de Interação pelo Programa Vostok, em Barcelona. Atou em agências publicitárias e consultorias de design de interação em Belo Horizonte, São Paulo e Barcelona, onde trabalhou para clientes como Google, HP, Unilever, Natura, UOL, Adjuntament de Barcelona, La Caixa, Ikea, C&A, Red Bull, Pepsi, entre outros.
DIA 8/04 – TERÇA: JUSTDESIGN – Estúdio Multimídia
TEMA: Do Cliente ao Independente
Nesse bate-papo, os designers Bruna Quevedo e Rodiney Assunção, sócios do estúdio Just Design, irão falar um pouco sobre o dia a dia de um estúdio multimídia dentro do mercado regional e como começaram a realizar produções audiovisuais independentes e suas experiências nessa área.

CONVIDADOS: Bruna Quevedo e Rodiney Assunção
Bruna Quevedo e Rodiney Assunção são as mentes criativas por trás do Just Design – Estúdio Multimídia e do PoketMe! bonecos de pano. O estúdio tem 12 anos de existência e foi se tornando multimídia com o passar dos anos. Em 2009 criaram o PoketMe! e hoje também realizam produções independentes na área audiovisual.
DIA 9/04 – QUARTA: ESTUDIO COLLETIVO
Tema: Os 11 anos de Colletivo – historia, desenvolvimento e empreendedorismo
Vamos falar sobre nossa historia, desenvolvimento e empreendorismo e no resultado hoje que são as nossas novas empresas. Colletivo + Moonstro + Battlelab além da sociedade com o Ideafixa e o Socialtag.me.

CONVIDADOS: Vanessa Queiroz, Marcelo Roncatti e Fabio Couto
Fundado em 2003 pelos sócios David Bergamasco, Fábio Couto, Marcelo Roncatti e Vanessa Queiroz, o Colletivo é um estúdio de criação que atua nos mais diversos segmentos do design, além gerar conteúdo e criar linguagem online apropriada para cada cliente. Perto de completar dez anos, tem atendido clientes, como Hope, Warner, Juliana Jabour, Accessorize, Itaú, Kalimo, Mundial, Ogilvy, LewLara, Nespresso, Suzano e Almap BBDO.

Vanessa Queiroz acredita que, para gerar emoção, deve obrigatoriamente criar com sensibilidade e sentimento: “O design não tem que ser só, pode ser inspiração e teoria, cérebro e emoção, comercial e experimental, imagem, texto e movimento. Desenho, fotografia, animação, moda, internet e tudo mais que couber na arte”. O Colletivo esse ano dá um passo a mais com as suas empresas: Moonstro especializada em social media e Batlelab área que cuida de tecnologia e inovação

 

DIA 10/04 – QUINTA: LUCAS PATRÍCIO
TEMA: GAMES NO BRASIL
Como é trabalhar com games no Brasil? Quais são as principais formas de fazer parte dessa indústria? Uma análise sob a visão de um jornalista que trabalha há sete anos nos bastidores desse mercado.

CONVIDADO: Lucas Patricio
Formado em jornalismo na Unisanta em 2010, Lucas Patricio trabalhou na TV Santa Cecília no programa Santa Games antes de passar pelas revistas especializadas em games Nintendo World e EGM Brasil. Formado no Curso Abril de Jornalismo em 2011, é redator da revista Mundo Estranho, editor assistente da Mundo Estranho Games, e colaborador do site INFO Games. Também já escreveu artigos sobre games e tecnologia para as revistas Rolling Stone, Men’s Health, INFO e VIP. Lucas também é co-fundador da Gomídia, agência digital especializada em tecnologia e games que atende empresas como Ubisoft, Nvidia e Kingston no Brasil, América Latina e México.
DIA 11/04 – SEXTA: EDER REDDER
TEMA: Como pensar infográficos
Tanto infografistas como o designers editoriais também são, além de designers e ilustradores, editores, contadores de histórias. Por isso, é de extrema importância saber identificar, no meio de tantas informações apuradas pelos jornalistas quais delas precisam ou se tornariam muito mais ricas se explicadas visualmente. É essa experiência que o designer e infografista Eder Redder pretende dividir com o participantes. Nessa palestra/bate-papo ele vai apresentar alguns cases e discutir como é o processo de criação de um infográfico. Desde o ínicio da apuração e edição das informações, passando pelo layout e finalização.

CONVIDADO: Eder Redder
Eder é designer e ilustrador com mais de 12 anos de experiência. Trabalhou em revistas como: Superinteressante, Saúde, Arquitetura e Construção, Você SA, Galileu e Placar. Foi diretor de arte da revista Vida Simples e Mundo Estranho. Ganhou prêmios nacionais e internacionais de infografia e design. Atualmente colabora com agências de publicidade desenvolvendo projetos de Branded Content.
DIA 12/04 – SÁBADO: Estúdio Mundo Mágico Artes e Fusion FX
TEMA: Escultura e o mercado de mídia

CONVIDADOS: Patricia Fernandes e Vinicios Jorge
Começamos com o estúdio em 2004 e após estes anos conseguimos alcançar diversos mercados de trabalho dentro da área de escultura, que utilizam este serviço. Alguns destes mercados são agencias de publicidade, produtoras de teatro, tv e cinema, empresas de eventos, cenografias etc etc., estes mercados consomem principalmente máscaras, próteses, obejetos de cena, consultoria em efeitos especiais e e3feitos fisicos etc. Hoje reconhecidos no Brasil e no exterior nosso estúdio trabalha ajudando a desenvolver o mercado e colaborando com o seu crescimento. Executamos todos os trabalhos que envolvem escultura e arte. Dentro das áreas de mídia temos hoje os principais trabalhos, como figurinos, cenografia e efeitos especiais.
Vamos ter uma conversa descontraída sobre todos estes assuntos e mostrar um pouquinho dos nossos 10 anos de experiência no mercado de trabalho nessa área fascinante e misteriosa.