Texto porLudmilla Rossi
Santos

Alimentos Orgânicos, você sabe o que são e onde encontrá-los?

Preocupados com a saúde e o bem estar, cada vez mais a população brasileira vem adotando a prática de hábitos saudáveis. Com isso, a procura por alimentos orgânicos vem crescendo muito nos últimos tempos! Mas afinal, o que são e onde encontrá-los?

Alimentos orgânicos são alimentos cultivados sem agrotóxicos, sem aditivos químicos e pesticidas. No caso dos animais, são criados sem o uso de hormônios e antibióticos

Na agricultura orgânica, os alimentos são mais nutritivos e saudáveis, pois o solo se mantém fértil e sem risco de contaminação. Por exemplo, você sabia que o tomate orgânico contém 23% mais vitamina A que o tomate convencional? E que o frango orgânico tem 3 vezes mais carne do que gordura quando comparado ao frango convencional?

Os alimentos orgânicos possuem uma melhor densidade nutricional, sendo mais ricos em nutrientes e contendo menos metais pesados como o chumbo, mercúrio, cádmio e alumínio.

Estudos indicam, que o consumo excessivo de alimentos com agrotóxicos ocasionam um grande desequilíbrio nutricional levando a desordens metabólicas, que com o passar do tempo favorecem o aparecimento de doenças crônico degenerativas como as tão conhecidas: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, mal de alzheimer, inflamações, alergias, envelhecimento precoce, infertilidade e até mesmo o câncer.

righi_panoramica_feira_org

Mas então, onde podemos encontrá-los?
Alguns mercados da nossa região já aderiram à venda desses produtos, mas acredito que os preços ainda estão altos!
Pensando nisso, a Semam (Secretaria do Meio Ambiente), com participação da Prefeitura Municipal de Santos e das associações de produtores de orgânicos do Vale do Ribeira (AOVale) e do Alto Tietê (Aproate) realizam nesse domingo, mais uma edição da sua já tradicional Feira de Orgânicos. “Do produtor, direto para o consumidor!”

Estarão à venda hortaliças, frutas, laticínios, ovos e produtos como molhos de tomate, geléias, mel, refrigerantes, chocolates, sucos, vinhos, artigos de limpeza, roupas e cosméticos orgânicos.

Na cantina, você encontra salgados, doces e bebidas veganas (sem produtos de origem animal), comercializados pelo Grupo NaturOm. Além disso, a feira conta com apresentações de música instrumental, demonstrações de judô e capoeira, quick massage e tai chi.

righi_prod_feira_org

Quando?
Dia 06 de Abril de 2014 (Domingo) das 9h às 13h, no Jardim Botânico Municipal de Santos “Chico Mendes” (rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), no viveiro de plantas, na entrada do parque.

Obs.: As fotos acima são da última feira realizada dia 16 de março na EMEI Leonor Mendes de Barros, Praça Fernandes Pacheco s/nº.

Post por Carol Franco
Nutricionista CRN 24293