Viagem para a Colômbia: Cartagena e San Andres imperdíveis!

Esse post não é recomendado para quem está na fissura por viajar pois só vai te deixar com mais vontade. Cartagena e San Andres são VICIANTES! Já fui duas vezes para lá e não vejo a hora de voltar.

Não escondo de ninguém minha adoração por Nova York. É meu destino padrão, especialmente se eu tiver que pensar rápido. Quem tem apenas viagem na vida para fazer minha dica é… NYC. Mas, dessa vez vou falar de um destino que arrebatou meu coração e que eu jamais pensei que gostaria tanto de ir para lá – a Colômbia.

Quero voltar já, pela terceira vez, e Nova York acabou de ganhar um concorrente.

Fui para as cidades de Cartagena e San Andres, ambas perfeitas para o tempo passar devagar, flanar e relaxar.

Pareceram duas viagens completamente diferentes, dentro de uma só. Uma de volta ao passado, e a outra diversão pura com um intensivão com a natureza.

cartagena-cores-ludmilla

Cartagena é uma cidade mágica pela preservação de seu centro histórico, que foi praticamente o único lugar que fiquei. Esse lugar é chamado de Ciudad Amurallada, pois é cercada de uma muralha construída  a partir do século XVII para evitar invasões e ataques piratas. Foi declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, então vai vendo que beleza que é esse lugar.

Sério, as cores da cidade são encantadoras e o cuidado com a arquitetura e cada detalhe é de fazer qualquer um se apaixonar. Enquanto estávamos lá vimos muitas fachadas sendo cuidadas, restauradas e operários trabalhando com baldes de tintas que sempre seguiam uma lógica MUITO harmoniosa. Foi impossível não pensar (e ficar meio triste) com o centro histórico de Santos, afinal poderia ser um lugar tão incrível quanto a Ciudad Amurallada.



Booking.com

Nos próximos posts vou falar sobre alguns lugares para olhar, comer e fazer comprinhas em Cartagena.

cartagena-muralha
Em cima da muralha: dá pra andar um bom pedaço por cima dela, divertido.

 Já San Andres foi um remake in loco de “A Pequena Sereia” com direito a overdose de peixinhos coloridos e residência no mar em período integral. Puta lugar LINDO!

O mais legal de San Andres é o fato de a ilha estar no Caribe sem a ostentação dos destinos amados pelos brasileiros como Cancun, Punta Cana, etc. O lugar é muito simples, sem grandes luxos ou excesso de requinte. Isso é tão verdade que, dos poucos brasileiros que encontramos na ilha, o discurso de uma senhora de Recife me chamou a atenção. Ela reclamava da ilha, dizendo que parecia outra civilização, que tinha achado um lugar ruim para compras e que não havia gostado no geral. Acho que San Andres é low-profile demais pra ela.



Booking.com

Eu fiquei pensando em como alguém pode não gostar de um lugar com praias divinas, com um mar tão claro e com um clima tão, mas tão delicioso. Apenas uma imagem para ilustrar o que quero dizer:

san-andres-colombia-mergulho

A ilha tem 34 kilômetros quadrados e 75 mil habitantes. Para se ter uma ideia, andamos um dia pelo centro e não avisTei nenhum caixa eletrônico na região. Em compensação você verá muitos carrinhos de golf circulando pela cidade, taxis pitorescos (nenhum tem taxímetro), argentinos (eles AMAM San Andres), cenários paradisíacos e peixes!

Não nos preocupamos muito em visitar os equipamentos turísticos da ilha, focamos mais nas praias e em “mapear toda a fauna marítima”. Haha, pelo tempo que ficamos no mar, dava tranquilamente para ter feito isso.

Em um dos locais que mergulhamos, adivinhem? Vimos arraias de bobs no mar, além de um tiburon martillo que foi avistado e fotografado pelo meu marido.

San Andres é um lugar lindo, mágico, incrível e cheio de surpresas. Vou fazer logo mais outros posts sobre onde ir, o que olhar e compras na ilha de San Andres.

Um detalhe bem importante e facilitador: nas duas cidades o aeroporto era super próximo do centro. E a distância entre Cartagena e San Andres foi aproximadamente 1 hora e meia de avião, o que facilitou bastante e nos permitiu aproveitarmos mais o tempo.

O hotel que ficamos em Cartagena foi o Portal de San Diego. Bem simples, honestinho e com o café da manhã incluso, que era muito bom por sinal.

Já em San Andres, escolhemos um hotel por falta de opção. Queríamos ficar no centro, mas não queríamos a rede Decameron (por conta do preço). Então na data de reserva nos restou o Arena Blanca, que ainda assim foi salgado. Porém chegamos lá e descobrimos que era all inclusive, o que não consideramos uma vantagem tãoooo grande. Ou seja, a dica que fica aqui é, se for pra San Andres e quiser gastar pouco, reserve com MUITA antecedência.

Viajamos ao estilo que gostamos: sem agência, sem muitos passeios programados e fazendo tudo por conta própria. Santa Internet dos neoturistas, nós te amamos!

Por que fazer Cartagena e San Andres na mesma viagem?

A facilidade logística é o maior motivo. O vôo de Cartagena para San Andres é DIRETO e super rápido, com duração de aproximadamente 1h e meia. A economia que fiz comprando os vôos juntos foi ótima, visto que fiz GRU > PANAMÁ > CARTAGENA, e depois CARTAGENA > SAN ANDRES. Na volta, direto de San Andres para o Panamá e depois direto para São Paulo.

É fundamental reforçar que quem faz escala no Panamá precisa estar com o PASSAPORTE EM MÃOS, senão nem consegue embarcar. Mesmo entrando na Colômbia apenas com o RG, o passaporte é fundamental para embarcar para o Panamá.

Recomendação de tempo em cada lugar

De 3 a 4 dias em Cartagena é suficiente.
Já em San Andres eu ficaria uma vida inteira, mas dá para curtir MUITO em 1 semana.

Somando os dois lugares, a partir de 8 dias já dá pra se divertir MUITO em Cartagena e San Andres.

Nos vemos nos próximos posts! 😉