Texto porLudmilla Rossi
Santos

Maestro Gilberto Mendes propõe a criação de festival de verão

Compositor renomado no País e no exterior, o maestro Gilberto Mendes esteve reunido no fim da tarde de ontem (20), no Palácio José Bonifácio, com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. O encontro, que contou com a participação do secretário de Cultura Raul Christiano, foi pautado por duas propostas de Gilberto: a criação do festival de verão ‘Música e Letras’ e a reedição de livros de autores santistas como Vicente de Carvalho, Roldão Mendes Rosa, Rui Ribeiro Couto, Martins Fontes, Narciso de Andrade, Cassiano Nunes e Miroel Silveira.

A programação do festival, que começa a ser projetada em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), abrange, na área musical, artistas populares e eruditos. Já no campo literário, autores da região e do País terão a possibilidade de participar das atividades e mostrar seu trabalho.

“A música e a literatura caminham divorciadas aqui no Brasil, o que não ocorre, por exemplo, na Europa. Temos eventos musicais e literários, mas nenhum que abranja as duas áreas com a mesma importância. Minha proposta é que se crie o festival unindo essas duas vertentes, no verão, como um contraponto ao Festival de Inverno de Campos do Jordão”.

A programação literária também possibilitará a reedição de obras de autores consagrados de Santos. “Hoje você não encontra livros de Vicente de Carvalho e Roldão Mendes Rosa, entre tantos outros, que são importantíssimos, à venda. Seria uma oportunidade para reeditar suas obras e deixá-las à disposição do público”.

gilberto-mendes

Crédito da foto

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa apoia os projetos. “As propostas de Gilberto são muito boas. A reedição das obras de santistas é excelente, assim como o festival. Além disso, essas iniciativas já nascem coroadas por um dos compositores mais importantes do País. A fase agora é de colocar as ideias no papel e viabilizar o que foi pensado. Criar um projeto para que sejam buscados recursos não apenas municipais, mas parcerias com a iniciativa privada e com o Governo do Estado de São Paulo”.

Para Raul Christiano, o momento é de discutir as ideias. “Vamos começar o processo para formatar as propostas do maestro Gilberto Mendes, que atuará como um consultor informal gabaritadíssimo, e criar a estrutura do evento. Queremos a primeira edição do festival na segunda quinzena de janeiro de 2015”.