Texto porLuiz Fernando Almeida

” Luluzinha Teen” tem beijo gay e exemplo de intolerância

 

luluzinha3

A comunidade LGBT vive um momento de muita visibilidade e como todo prego que se destaca, leva martelada. Nos últimos meses muitos crimes de ódio a gays têm acontecido em todo o país. Na Rússia, gays são espancados e seu presidente tem sido severo e intolerante no nível master plus com os gays e por ai vai… Uma verdadeira patacoada essa mania de tentar oprimir a sexualidade alheia. É um saco ter que repetir isso o tempo todo, mas se faz necessário.

Na última semana, o Brasil comemorou o beijo de Felix e Niko na novela. Alguma coisa está mudando e pros mais céticos  gostaria de lembrar que toda mudança é gradativa, então, é preciso que plantemos agora para que as gerações futuras possam viver com um pouco mais de dignidade. Walcyr Carrasco e a Rede Globo deram um exemplo de civilidade e a partir de uma cena de novela, colocaram na pauta nacional a homo afetividade. Certeza de que muitas famílias passaram a conversar a respeito com maior naturalidade.

Depois do beijo entre Félix e Nico na novela “Amor à vida”, da TV Globo, chegou a vez dos quadrinhos “Luluzinha Teen e sua turma” ganharem um casal gay.

Na edição 57 do gibi, o personagem Edgar (da turma da Lulu) namora Fábio, que está passando por maus momentos com seus pais devido à sua orientação sexual. O problema aumenta quando eles decidem ir atrás do filho no evento “Anime Festa 2014”, organizado pelos amigos da Lulu na escola em que estudam. Para a tristeza de Fábio, seus pais são irredutíveis e não admitem que ele se relacione com outro garoto. Ainda bem que seus amigos irão aconselhá-lo.

O diretor da escola dos jovens, Vicente, também intercede a favor da relação dos meninos e conversa com os pais de Fábio para alertá-los quanto aos verdadeiros valores e atitudes que deveriam transmitir a seu filho, em vez de simplesmente discriminá-lo.

A intenção da história é mostrar que ainda existe preconceito nos dias atuais, apesar dos avanços da sociedade para reconhecer os direitos dos homossexuais, mas que a nova geração representa uma esperança para todos aqueles que sofrem com a discriminação no dia a dia.

Olha ai que bacana: Um HQ tradicionalíssimo dando uma aula de tolerância e ajudando os adolescentes a lidarem melhor com sua sexualidade e com a sexualidade do outro. Mais um passo dado nessa luta por uma vida sem preconceitos. Que venham mais HQs, mais novelas, filmes, e que nada precise ser segmentado o tempo todo para que todos entendam que nao ha nada errado em amar alguém do mesmo sexo.

Parabéns a todos os envolvidos!