Texto porJuicy Santos
Santos

Estação do Valongo completa hoje 147 anos

Sede da Secretaria de Turismo desde 2004 e do restaurante-escola Estação Bistrô há dois anos, a Estação do Valongo completa 147 anos hoje.

valongo santos

Sua inauguração, em 1867, foi marcada pela chegada do primeiro trem, com locomotiva a vapor, da linha que ligava São Paulo a Santos – era a primeira ferrovia paulista, iniciativa do empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o barão de Mauá. Ele obteve a concessão do governo imperial, mas antes do término das obras, em virtude de problemas financeiros, repassou o encargo à São Paulo Railway, empresa inglesa que administrou a estrada até 1947.

Construído em estilo neoclássico, com influência vitoriana, o prédio logo passou por uma reforma que lhe deu as características atuais. Um dos destaques da arquitetura é o alpendre, apoiado em colunas de ferro que protegia os passageiros e as bagagens da chuva e sol forte. O corpo central elevado possui uma torre com um relógio, simbolizando a era capitalista – “Time Is Money” – e mais quatro leões nos cantos que representam o poder do império britânico.

Pela Estação do Valongo passou a maior parte da riqueza que ajudou a construir São Paulo e o Brasil, e a maioria dos imigrantes que chegaram ao Brasil nos séculos 19 e 20. Com o fim do transporte de passageiros, a estação foi desativada em 1996 e a edificação começou a ser recuperada em 2003.

Conheça mais sobre a estação do Valongo almoçando no Estação Bistrô (veja aqui nossa experiência lá) ou passeando de bonde!

By Secretaria de Turismo de Santos