Texto porLuiz Fernando Almeida

Verão Teatral em Santos

De 17 a 26 de janeiro, acontece na Casa da Frontaria Azulejada o projeto Verão Teatral.

Quatro dos espetáculos de teatro que mais se destacaram em 2013 na Baixada Santista farão apresentações com ingressos no sistema Pague Quanto Puder, sempre de sexta-feira a domingo.

O projeto tem como objetivo difundir a produção teatral da região e oferecer à população e aos visitantes ótimas opções de entretenimento cultural.

Produzido por artistas independentes, o Verão Teatral traz em sua programação os seguintes espetáculos: Dama da Noite, Negrinha, Projeto Bispo e o infanto-juvenil Rapunzellee.

Realização: Superbacana Produções, Casa 3, Oficina do Imaginário e O Coletivo.
Apoio Cultural: Fundação Arquivo e Memoria
Apoio: Vila do Teatro, Os Panthanas, Revista Sanatório Geral, The Club Litoral, Vitrolada, Confraria Produções, Juicy Santos, Prefeitura Municipal de Santos.

verao

Veja a programação completa:

Sextas-feiras 17 e 24 de Janeiro, às 21h.

Dama da Noite- Superbacana Produções/Confraria Produções Artísticas
Adaptação do texto de Caio Fernando Abreu
Com: Luiz Fernando Almeida
Direção: André Leahun
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse:
O ator Luiz Fernando Almeida encarna a personagem e as angústias de um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê e vive. O espetáculo tem direção de André Leahun.
Em um cenário que é uma residência, mas que pode ser também um clube ou o que a imaginação do público desejar, a “Dama da Noite” não se limita à atuação e instiga um diálogo com seu público em clima intimista.
O premiado espetáculo mostra ao público um conto do escritor que, mesmo depois de sua morte, faz sucesso nas redes sociais com frases de várias de suas obras compartilhadas pelos usuários.
O espetáculo
“Dama da Noite” estreou em abril de 2011. Cumpriu 9ª temporadas consecutivas na cidade de Santos e duas na cidade de São Paulo sempre com enorme sucesso de público e crítica.
O espetáculo ficou
Entre os finalistas do premio Aplauso Brasil 2013 nas categorias Ator, Diretor e Figurino e ainda foram indicados nas categorias Melhor Espetáculo Independente e Cenografia.
Também foi indicado ao premio Papo Mix da Diversidade 2012 na categoria espetáculo Teatral, ficou em 2º lugar no Premio Nacional de Teatro de Mogi das Cruzes (2011) e o premio de melhor Maquiagem no 2º FESTKAOS onde ainda foi indicado nas categorias Ator, Melhor Espetáculo, Melhor Iluminação e Melhor Trilha Sonora.
Participou de Festivais importantes como: Mix Brasil (Acre, SP e RJ), FESTAC (Festival Nacional de Teatro do Acre, Festival de Teatro de Curitiba (FRINGE) Premio Nacional de Teatro de Mogi das Cruzes, Festival Santista de Teatro, Sansex- Mostra da Cultura de Diversidade de Santos, MOTIM Teatral, FESTKAOS entre outros).
• Projeto contemplado com o PROAC LGBT 2012

Sábados -18 e 25 de Janeiro, as 22:30.

Negrinha- Oficina do Imaginário
Com: Luiz Fernando Almeida, Nathalia Mendes e Priscila Calazans + 8 músicos.
Direção: Paula D’Albuquerque
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse:
A peça conta a história de Negrinha, uma criança nascida na senzala, que fica órfã aos sete anos e a partir daí é criada como coisa. Sofrendo maus tratos e humilhações, Negrinha descobre-se gente ao ver pela primeira vez uma boneca, o que muda o rumo da história.
Refletindo sobre temas como escravidão, preconceito, direitos humanos, infância e dignidade, a Oficina do Imaginário leva o público a uma atmosfera atemporal, através de sons, cores, sabores, aromas e texturas. A peça, executada por três atores e oito músicos, é encenada ao ar livre, com iluminação feita apenas pela luz das velas. Há uma interação sensorial dos atores e músicos com a plateia, trazendo o conto para uma reflexão atual, sempre através do campo lúdico.
• Projeto contemplado com o FACULT 2011

Sábado 25 de Janeiro, às 17h.

RAPUNZELLEE – Casa 3
Com: Elias Thomas, Junior Brassalotti, Luiz Fernando Almeida e Rafael Souza.
Texto e Direção: Kadu Verissimo
Classificação Indicativa: LIVRE
Sinopse:
A peça é uma releitura urbana do clássico Rapunzel contada pela Bruxa Nena, que através de seu diário, apresenta a “sua” versão dos fatos. Musical infanto- juvenil que homenageia o rock brasileiro, personificado na figura da cantora Rita Lee, onde suas canções servem de inspiração para a criação dramatúrgica e visual do espetáculo.

Domingos 19 e 26 de Janeiro- às 19h (saída da Praça Mauá)

Projeto Bispo- “Tratados como bichos, comportam-se como um”. – O Coletivo.
Direção: Kadu Verissimo
Capacidade dentro da Frontaria Azulejada: 50 pessoas
Classificação Indicativa: 18 anos

Sinopse:
“Tratados como bicho, comportam-se como um”, espetáculo que traça um panorama que conduz a uma imersão na perspectiva do excluído e um mergulho no labirinto do artista. Onde o passado e o presente se fundem, assim como elementos da religião, do simbólico e questões sociais que se apresentam como um pano de fundo onde a realidade e a ficção se misturam.
O enredo utiliza a dicotomia loucura/liberdade, num sentido metafórico. A impermanência das coisas se estabelece como a própria estrutura dramatúrgica, em que os atores continuamente desconstroem uma realidade cênica para construir outra, criando uma atmosfera dual entre loucura e prisão, arte e liberdade de expressão.
O ponto de partida é a Pça Mauá. A partir dali, varias cenas acontecem em diversos pontos do centro histórico de Santos ate que o publico chega a Casa da Frontaria Azulejada onde será convidado a entrar e assistir o desenrolar do espetáculo. Em cada rua, cada esquina, o espectador pode se deparar com personagens que estão todos os dias nas ruas e que muitas vezes passam despercebidos por nossos olhares treinados e ignorar tudo o que não nos convém.

• Projeto Contemplado com o FACULT 2013.