Escola Waldorf em Santos

Se você tem filhos em idade escolar não pode deixar de ler esse texto, que foi escrito pela Val Rocha, a pedido de Juicy Santos. O tema é bastante interessante: uma escola Waldorf em Santos que está sendo criada por uma comunidade de pais.

Uma escola para a minha filha

Quando me tornei mãe, abriram-se para mim uma série de portais de aprendizagem e conhecimento. Não… não foram portais mágicos. De repente me vi descobrindo recursos em mim mesma que desconhecia e vontades e coragens que não sei onde se escondiam a seis anos atrás.

escola-waldorf-santos-obra

O caminho até aqui tem sido de muita beleza e alegria, mas também de desafios. Aprendi a costurar, aprendi a contar histórias, aprendi a fazer bolo de banana… aprendi a organizar festas (mais ou menos)… E aos 42 anos me sinto pronta para seguir aprendendo com a Lia e a Nina.

Olho para elas e vejo o potencial do mundo, de serem o que quiserem e de se tornarem seres humanos felizes e íntegros. Quando chegou a hora de escolher uma escola para a Lia eu não pensei muito: Queria um lugar onde ela fosse respeitada e acolhida, estimulada e cuidada. Encontrei o que buscava na Flauta Mágica em Santos, uma escola com cara de casa de vó que aos poucos foi se revelando muito mais.

escola-waldorf-santos-jardim

O que me conquistou nesta escola?

Minha filha aprender a fazer pão, brincar na areia, plantar na horta, reconhecer as verduras e legumes, contar histórias, organizar e trazer beleza para nossas refeições, me contar sobre o ritmo da natureza e das estações. Aos poucos fui compreendendo que tudo isso era fruto de uma forma de aprender que se chama Pedagogia Waldorf. Descobri a parceria ideal na educação da minha filha.
Um dia Lia chegou em casa, organizou um lindo centro na sala de estar, apagou as luzes, pediu que acendêssemos uma vela, cantou para nós e compartilhou um conto. Fiquei encantada com tudo e passei a observá-la e percebi que este cuidado e encantamento eram aprendidos na escola e reproduzidos em casa. Nas conversas com a professoras e o corpo pedagógico aprendi que no primeiro setenio a base para a educação Waldorf é um princípio: “O mundo é bom”. Isso é o que inspira a minha filha e outras 60 crianças e é a partir daí que enxergam e interagem com o mundo e é este mundo bom que buscam reproduzir.

Tudo ia bem até que recebi um bilhete da escola, um pedido da professora para uma conversa. Fiquei sem dormir… lembrei de quando era criança e de quando a professora mandava um bilhete para a minha mãe… isso não podia ser bom. E foi lá, na sala do piano, sentada diante da professora Márcia, que me emocionei ao vê-la abrir uma pasta com os desenhos que a Lia fez ao longo do semestre e me contar o que eles significavam, como a minha menina estava se desenvolvendo, como sua percepção do mundo se transformava e como ela revelava isso com giz de cera e papel… Me emocionei por estar diante de uma profissional tão séria e competente, por me sentir cuidada e acolhida e por ver alguém, que não eu, tão entregue na tarefa de estar ao lado da minha filha enquanto ela cresce.

Isso não aconteceu só comigo: cada pai e mãe tem um encontro individual com a professora do seu filho ou filha, é uma prática da escola que revela o quanto cada criança é vista e celebrada na sua individualidade.

Sim, a alimentação é orgânica, feita na escola. Sim, o giz de cera é feito de cera de abelha. Sim, o papel que as crianças usam para fazer aquarela é canson. É tudo de muita qualidade. Mas o que mais me importa e me conquistou foi o cuidado que é característico desta escola, desta pedagogia.

escola-waldorf-santos-pintor

É por tudo isso que não encaro com facilidade a ideia de levar a Lia para outra escola. Nada contra as outras escolas, mas aqui encontrei o que me acolhe e satisfaz.

Foi com algum medo e muita alegria me juntei ao grupo de pais, professoras e amigos no desafio de criar em Santos a primeira escola Waldorf de ensino fundamental. Existem outras escolas que são simpatizantes da pedagogia Waldorf e que acolhem as crianças Waldorf com um processo de transição amigável em Santos. Mas eu escolhi para as minhas crianças a experiência completa e por isso estou dedicada de corpo e alma a este novo empreendimento.

Conseguimos uma professora espetacular, a casa para abrigar as nossas crianças, entramos com a documentação na secretaria de educação, elaboramos o projeto pedagógico, projeto arquitetônico para adequação do espaço físico e principalmente: um grupo unido e coeso que se reúne toda segunda-feira para celebrar vitórias e lidar com os desafios.

Essa escola amplia as opções de cada pai e cada mãe que busca uma parceria para educar suas crianças, oferece para professores e pedagogos um espaço de aprendizagem e expansão do seu conhecimento. Para mim é uma oportunidade de dar um passo concreto para tornar realidade um sonho. E tenho descoberto um prazer absurdo, viciante, em tornar sonhos realidade.

Essa é a minha história e pode ser de muitas outras famílias de Santos e da região. Se de alguma forma você se identificou com o que contei, venha conhecer este projeto. Faça parte deste sonho!

Mais informações, clique aqui.

escola-waldorf-santos-lia