Texto porLudmilla Rossi
Santos
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Moda vai ao Pátio acontece em 21 de novembro

Existem algumas maneiras de despertar nos alunos um instinto de caridade e solidariedade. A instituição de ensino deve também contribuir para a formação de um indivíduo que se preocupa com as causas sociais, com o próximo e também que ele possa levar tais preceitos para a profissão escolhida. Para encerrarmos o ano letivo mostrando o alto nível das produções de nossos alunos do curso de Gestão Comercial em Moda criamos esse evento que vai unir benemerência e criatividade.

A proposta é criar moda conceitual para algumas organizações não governamentais que trabalhem por causas relevantes para a vivência do ser humano numa sociedade mais humanitária. Os alunos foram conhecer pessoalmente seis ONGs e puderam ver de perto o trabalho prestado por cada uma deles. Puderam ver as dificuldades enfrentadas e as necessidades mais evidentes e emergenciais. O resultado dessas visitas foi a criação dos looks que veremos no projeto “Moda vai ao Pátio”.

Nosso maior objetivo é mostrar aos alunos a necessidade de que profissionais, independente da profissão que escolherem, podem contribuir com grandes causas. Evidenciar que devem usar seu dom e seu trabalho também para forjar uma sociedade melhor e igualitária. Apresentar aos alunos do curso de Gestão Comercial em Moda que com suas peças eles podem transformar as dores, perdas e agruras em algo melhor, mais bonito e com mais vida, levando de volta a esperança e o lado positivo de qualquer problema enfrentado. E aos demais alunos que estarão assistindo a lição de quem também podem fazer o mesmo, cada um na sua área.

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Com uma dinâmica inspirada na linguagem dos Flashmobs, LipDubs e nas diversas ações de grandes marcas para conquistar novos consumidores, surge o Projeto “Moda vai ao Pátio”. Cada vez mais vemos tais referências quer seja em grandes eventos de moda, e também de publicidade ou mesmo nas chamadas Lojas Conceitos, onde o consumidor pode ter uma experiência multissensorial com a marca. Tais lojas criam mecanismos para que as pessoas tenham contato físico, visual e olfativo com determinado produto ou serviço e assim tenham uma lembrança maior e positiva para guardar. Conhecidas marcas como Melissa, Lego, Havaianas, Boticário entre outras já usam tal artifício com sucesso. Seguindo as tendências ainda observam-se as linguagens de Flashmob e lipdub como uma grande ferramenta de inovação e de envolvimento dos passantes com a atividade proposta. Sendo assim, o projeto “ Moda vai ao Pátio” está seguindo modelos de sucesso e de retorno garantidos, bem como vindo com uma proposta nova, criativa e irreverente de mostrar moda.

Funcionamento: Faltando meia hora para o intervalo das aulas, modelos serão colocadas estrategicamente no pátio, em poses e situações incomuns aos alunos num dia de aula normal. Alguns objetos cênicos podem ou não acompanhar a cena. Quando todos estiverem curiosos, olhando e interessados. Uma música alta vai começar e as modelos vão “ganhar vida” e caminhar até formarem uma fila e percorrerem um espaço delimitado entre os alunos que estarão em horário de intervalo. A cena acontece como uma intervenção, algo que tire as pessoas de sua rotina.

Contribuição: Oficina de Modelos By Clô

Data: 21 de novembro de 2013.
Horário: 20h40min
Local: Pátio do Bloco M (corredor de saída da Lobo Viana – em frente a cantina Bonga)