Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Evento de fotografia em Bertioga: Revela Bertioga

Começa hoje – e vai até o dia 1º de dezembro – o Revela Bertioga, maior encontro de fotógrafos do litoral de SP.

Grandes nomes da fotografia brasileira estarão na cidade com exposições, palestras, mesa de debates e saídas fotográficas pelos pontos turísticos do local.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Exposição de fotos em Bertioga: Revela Bertioga

A abertura do evento será hoje, às 19 horas e terá Walter Firmo como homenageado de honra do Prêmio Buriqui.

Programação do Revela Bertioga 2013

A programação extensa acontece na Casa da Cultura, no Forte São João e no Parque dos Tupiniquins.

Além das diversas saídas para expedições fotográficas em ambientes históricos, urbanos e naturais aquáticos e terrestres, haverá uma tenda no parque, onde serão realizadas palestras, workshops, oficinas e rodas de ideias.

A curadoria do evento, que convocou fotógrafos amadores e profissionais para participarem de duas exposições: a Exposição Coletiva “Bertioga Revelada” e os ensaios fotográficos “Revelações de Bertioga”.

Ambientes históricos, urbanos, naturais, aquáticos e terrestres de Bertioga vistos pelo olhar experiente e sensível de fotógrafos renomados do Brasil. Essa oportunidade única é garantida por meio das expedições fotográficas organizadas pelo Revela Bertioga.

Os organizadores do Revela Bertioga selecionaram temas e ambientes de acordo com a experiência de cada fotógrafo. A primeira saída acontece amanhã (sexta-feira, 22 de novembro), a partir das 7 horas. O tema será Fotojornalismo e Realidade, que será explorado no centro de Bertioga e na Barra Histórica. O diretor da expedição será Sérgio Ranalli, editor de fotografia do jornal Folha de Londrina, que vai transmitir sua experiência com fotojornalismo.

Exposição de fotos em Bertioga: Revela Bertioga

No sábado (23), o diretor da expedição será Renato Soares, documentarista da arte e cultura brasileiras, conhecido por registrar grupos étnicos com seus ritos e costumes. Para essa expedição, o cenário escolhido foi a Aldeia Rio Silveira, em Boracéia, reserva que abriga cerca de 400 índios Guarani. Soares vai procurar transmitir aos fotógrafos amadores e profissionais um pouco de sua sensibilidade e técnica, que podem resultar em fotos perfeitas em ambientes como as ocas. A saída acontece também a partir das 7 horas.

Para quem quer se aprofundar nas técnicas de fotografar a natureza, a expedição ao Parque das Neblinas, uma reserva privada com 2.800 hectares – que fica ao lado do Parque Estadual da Serra do Mar -, é uma excelente oportunidade. A saída será no domingo (24), a partir das 7 horas. O diretor da expedição será Leonardo Merçon, fotógrafo especializado em natureza. Ele dará dicas sobre o melhor ângulo e luz para serem utilizados dentro da mata, em rios e cachoeiras, uma verdadeira imersão na fotonatureza.

Como obter a melhor foto em ambientes com luzes artificiais será o tema da expedição de quinta-feira (28). O diretor será Derli Melo, fotógrafo profissional há 15 anos, já tendo participado de vários concursos e mostras coletivas. O cenário será o Forte São João, a fortaleza mais antiga do país. Melo dará dicas sobre lentes e ângulos para um melhor resultado. A saída acontece às 19 horas.

O fotógrafo, arquiteto e paisagista Du Zuppani será o diretor da expedição do próximo dia 29. O cenário será a Praia de Itaguaré, que faz parte do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb). As belezas da fauna e flora de restinga e mangue, além da praia onde deságua o Rio Itaguaré, servirão de tema para a fotografia macro, aquela em que pequenos detalhes são revelados pelo zoom perfeito. Zuppani vai dar dicas sobre o melhor ângulo e como aproveitar o fundo do tema, além de reforçar a importância do silêncio e sensibilidade para obter o melhor detalhe. A saída acontece às 7 horas.

A última expedição fotográfica acontece no dia30, a partir das 7 horas. O cenário será o Canto de Itaguá, praia quase sem ocupação e que concentra uma comunidade antiga. O diretor será Eraldo Peres, fotógrafo documentarista e jornalista, que atua como correspondente da agência internacional de notícias The Associated Press (AP), em Brasília. A experiência de Peres com o registro da cultura popular será oportunidade para obter imagens de personagens do Canto de Itaguá, contando histórias por meio da fotografia.

Todas as expedições são gratuitas e a inscrição deve ser feita pelo telefone (13) 3319-9150, com Magda. O número de participantes é limitado a 10 pessoas. Após as expedições, as imagens obtidas pelo grupo serão analisadas pelos fotógrafos e exibidas no telão montado no Parque dos Tupiniquins.

A programação completa do Revela Bertioga está disponível no site www.revelabertioga.com.br.