Texto porLuiz Fernando Almeida

Uma nova ferramenta na luta contra o HIV

Eu estava batendo pino e pensando em algum tema para o post dessa semana. Ate que eu me deparei com uma notícia publicada no PLOS ONE que me deixou um tanto quanto intrigado.

Você pode não acreditar, mas um creme para os pés pode ser a nova ferramenta de combate contra o HIV, pelo menos é o que mostra alguns estudos realizados pela Rutgers New Jersey Medical School.

Ciclopirox Olamine Cream 0.77% (Rx). (PRNewsFoto)

O Ciclopirox foi capaz de erradicar completamente o vírus HIV em culturas de células no laboratório e o melhor disso tudo é que após a interrupção do uso de creme para os pés, o vírus não conseguiu se recuperar, ou seja, um remédio que não haveria necessidade de ser administrado durante a vida toda do paciente infectado pelo HIV.

Uma das desvantagens do vírus HIV é desativar a capacidade das células infectadas de se autodestruírem. Nosso organismo usa essa tática para poupar as células saudáveis e acabar com a doença. O Cicloripox simplesmente reativa essa função de autodestruição das células, deixando que cometam suicídio e poupem o restante do organismo.

Ainda serão necessários muitos estudos para comprovar sua eficácia, ainda mais se falando em HIV, mas por outro lado, por ser um creme para os pés já aprovado e utilizado por pessoas do mundo todo agilize os testes em humanos.

Para quem não sabe, é complicado e difícil um remédio passar para o estudo em cobaias humanas, ainda mais quando falamos no FDA, mas por se tratar de algo já aprovado.

Uma outra droga, chamada Deferiprone, passou direto entre estudos em culturas para cobaias em humanos na África do Sul, possivelmente abrindo ainda mais o caminho para que cientistas movam suas descobertas rapidamente na luta contra a AIDS no mundo.

Este ano, muitos estudos têm sido feitos e divulgados neste sentido, mas eu ainda continuo preocupado com o comportamento perigoso da comunidade e também em como a cura pra essa doença terrível, pode gerar uma população sexualmente irresponsável sabendo que existe uma maneira de transar por ai sem camisinha, infectando todo mundo porque haverá uma vacina pra resolver o problema.

Claro, eu estou sofrendo por antecipação e sou mais do que a favor da descoberta da cura para o HIV. Só acho importante as pessoas terem a consciência de que isso não lhes da à liberdade de sair por ai trasando feito louco como alguém postou num comentário aqui, quando fiz outro post falando do mesmo assunto.

Vamos aguardar mais informações e torcer para que a ciência esteja no caminho certo pra aliviar o sofrimento de muita gente.

O estudo foi publicado no PLOS ONE, para quem quiser conferir!