Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental em Santos

De amanhã (3) até dia 10 de outubro, Santos recebe a segunda edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

A ideia é discutir as questões ambientais dentro da sétima arte. Além de Santos, outras 16 cidades de SP poderão assistir aos filmes.

A abertura será na Unimonte (avenida Rangel Pestana, 99, Vila Mathias), às 19h30, com o filme Trashed – para onde vai o nosso lixo?, que traz o ator inglês Jeremy Irons em diálogos com cientistas, políticos e cidadãos comuns sobre lixo.

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental em Santos

O evento acontece simultaneamente na Unisantos, Unisanta, Cine Roxy, Sesc-Santos e Cine ZN (Sala Toninho Dantas, no Areia Branca). Toda a programação é gratuita.

Os filmes – dos EUA, Alemanha, Brasil, Canadá e Itália, entre outros – foram classificados em eixos temáticos como água, cidades, contaminação, economia, globalização e mobilização, além de povos e lugares.

O Festival Ecofalante foi criado em 2012, para abordar os temas meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas. A mostra utiliza a linguagem cinematográfica para fomentar discussões relativas ao cotidiano da maioria da população.

Realização: ONG Ecofalante e Sesc. Apresentação: Mondelēz. Patrocínio: Instituto Votorantim e White Martins. Apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural – 2012) e Prefeitura de Santos.