Texto porJuicy Santos
Santos

Como funciona o AirBNB?

Recentemente fiz uma grande viagem pela Europa. Além de conhecer muitos lugares lindos, uma das gratas surpresas da viagem foi experimentar o site AirBNB, que significa Air bed and breakfast (Cama inflável e café da manhã).

O site, que foi criado por 2 amigos da Califórnia que queriam alugar um espaço em seus quartos durante um grande congresso na cidade de São Francisco, viram o negócio dar certo e crescer vertiginosamente.

A ideia e simples porém pode parecer arriscada para a maioria das pessoas. Você tem um quarto, dentro da sua casa, ou uma casa mobiliada que deseja alugar para turistas, em sua maioria por um pequeno período de tempo, e usa este site para anunciar.

É quase um Alugue Temporada, conhecem? Alias este é outro site que uso muito!

Como viajei em julho – altíssima temporada no hemisfério norte! – os preços dos hotéis estavam pra lá de salgados. Cidades como Nice, no sul da França e Nova York tinham preços astronômicos.

Foi então que dei ao AirBNB uma chance. Aluguei um quarto dentro da casa de um casal em Nice.

airbnb

Meu quarto em Nice

O sistema de busca deles é muito legal! Você consegue refinar muito suas preferências, o mapa de localização é bem completo e a possibilidade de você avaliar sua estadia é ótima para que outras pessoas possam se basear por suas preferências!

Use seu login do facebook para se logar no site e fazer reservas. O pagamento é feito via paypal, outra grande segurança.

Confesso que estava bem receosa, mas decidi arriscar quando vi que o “marido” era português! Não me pergunte porquê mas achei que seria mais legal e “seguro”!

Esse casal que nos recepcionou oferece, além da hospedagem e café da manhã em si, nos buscar no aeroporto por 15 euros (um preço justo!) e jantar por 13 euros cada!

A Carole, nossa host, é uma cozinheira de mão cheia e recebe casais e mais casais, e por isso sabe bem como lidar com a questão da sua privacidade.

airbnb

Nosso café da manhã e o jantar eram servidos pela Carole, nossa host, nessa sacada com vista pro mar!

Ao chegar ganhamos as chaves do apartamento e do condomínio, guias das ruas, indicações das linhas de ônibus, opções de passeios e um quarto aconchegante (e com wi-fi!).

A experiência foi sensacional. Por isso o segredo é procurar muito!!! E tirar qualquer dúvida enviando email ao locatário.

Com o dinheiro que economizamos pudemos passar mais dias na cidade. Isso sim é um bom negócio!

É possível encontrar hospedagens de todos os tipos, desde as mais em conta, em quartos divididos, até mansões em locais extremamente exóticos. Alias você consegue filtrar coisas como: casas na árvore, palácios antigos, etc.

Dá pra perceber que o site é muito mais do que uma opção pra pessoas que buscam economia. Ele é uma opção para quem também quer vivenciar a cultura local e exclusividade!

airbnb

Painel de controle de suas reservas, favoritos ou troca de mensagens com os proprietários.

O AirBNB abrange mais de 300 mil anúncios em mais de 35.000 cidades e 192 países. Desde sua criação em Novembro de 2008 até Junho de 2012, mais de 10 milhões de reservas foram agendadas via Airbnb. Fonte: Wikipedia

E não pense que o AirBNB é uma opção apenas para viagens ao exterior. O Brasil é o 8o país com maior número de anúncios. Se você vai viajar para outra cidade ou estado do nosso pais, considere ficar na casa de alguém!

EU APROVEI e INDICO!