Tamboréu, o esporte mais santista de todos!

Santos é realmente surpreendente. Vivo descobrindo lugares, pessoas e palavras novas. Logo que comecei a frequentar a cidade, conheci o Tamboréu.

Ainda não fui convidada para nenhuma partida, mas não é difícil ver alguns campos montados na areia da praia. 

Apesar de ser tachado como um jogo de idoso, os praticantes possuem idade variada. Veja, por exemplo, os destaques no site da ANT – Associação Nacional de Tamboréu.

O jogador mais famoso é o ator Emilio Orciolo Neto que vira e mexe pode ser encontrado em Santos praticando o esporte.

emilio orciolo neto

Fonte: Jornal da Baixada

História

O tamboréu nasceu em por vota de 1937, com a vinda de dois italianos, os Danadellis, que traziam dois “pandeiros” de aro de madeira e tampa de couro, com cerca de 35 a 40 cm. de diâmetro. Ficavam jogando uma bola, um para o outro, em distâncias de cerca de 100 metros, nas praias, sem qualquer quadra ou rede.

Com a continuação vieram as quadras, com 20, 18 e por fim 17 metros, que é a atual. A rede usada a princípio era a de tênis, hoje já são feitas exclusivamente para o esporte.

A cidade de Santos foi palco do primeiro jogo de Tamboréu no Brasil. Na época haviam muitos times que competiam entre si. Atualmente destacam-se equipes como o Fluminense, o Tamoio e o Portuários.

tamboreu

Regras

Em linhas gerais, o tamboréu é um esporte jogado por atletas posicionados em cada metade de quadra, dividida por uma rede. O objetivo de cada um é lançar a bola ao campo adversário sobre rede, sem que este possa devolvê-la e evitar que faça o mesmo. Em todas as suas variantes – simples, por equipe ou não – a contagem terá dez pontos em cada “set”, que só se encerra com dois pontos de diferença ou no 16º e têm um total de cinco. Os pontos são marcados quando a bola toca o chão ou nas linhas da quadra.

Fonte: ANT

tamboréu

Fonte: Site Unisanta

Gostou? Quer jogar? Acompanhe  as novidades da modalidade, fiquei de olho na página do Facebook da ANT.

Conta pra gente sua experiência ou história com o TAMBORÉU!