Texto porLuiz Fernando Almeida

Na Cola do Sapateado: musical infanto-juvenil em Santos

Sapateado em ritmos brasileiros para todas as idades, especialmente para crianças e adolescentes. Essa é a ideia por trás de Na Cola do Sapateado, musical que faz sucesso desde a sua criação, nos anos 80.

Na Cola do Sapateado: musical infanto-juvenil em Santos

O blog do espetáculo conta um pouco dessa história.

Em cena, a história de 7 alunas que usam o sapateado como código, combinando uma cola para a prova de geografia com o som das chapinhas, levando o professor ao desespero.

A inspiração foi uma mistura da técnica de sapatear de Gene Kelly e Fred Astaire com os passos do samba, frevo, xaxado, chorinho e bossa nova.

Mais do que sucesso de público e crítica, a peça despertou o interesse de crianças e adolescentes pelo sapateado, formando uma inesperada legião de sapateadores mirins que, ao final de cada sessão, queriam se iniciar naquela arte que fundia o sapateado, a dança e o teatro.

A peça serviu de inspiração para criação da Catsapá Escola de Musicais sediada há 19 anos em Botafogo, no Rio de Janeiro. A remontagem é a celebração de um espetáculo que marcou o cenário cultural do Rio e de São Paulo nos anos 80 e deu origem a uma nova geração de artistas nos últimos 20 anos.

Em Santos, as apresentações acontecem no dia 27 de Agosto (terça-feira) no Teatro Municipal Brás Cubas em 2 sessões: às 9h30 e às 14h30, ambas com entrada franca.

Escolas públicas que tiverem interesse em levar seus alunos gratuitamente devem entrar em contato com a produção local pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (13) 81618751 e falar com Luiz Fernando Almeida para reservar ingressos.

O espetáculo viaja pelo Brasil com o Patrocínio da Transpetro. A produção local é da Superbacana Produções.