Texto porJuicy Santos
Santos

16a Edição do Circuito Palco Giratório do Sesc Santos traz peça Luiz Antonio-Gabriela

Festival Palco Giratório chega a Santos com  a peça Luiz Antonio-Gabriela, direção de Nelson Baskerville,  com  a Cia. Mungunzá de Teatro. A peça tem duas apresentações, 21 e 22 de agosto, no Teatro do Sesc Santos, às 21 horas.

O diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, na qual o irmão mais velho, homossexual, Luis Antonio, desafia as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e parte para a Espanha sob o nome de Gabriela. A história tem início em 1953, com o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de seis irmãos, que passou infância, adolescência e parte da juventude em Santos até ir embora para Espanha aos 30 anos.

O espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos do ator e diretor Nelson Baskerville, de sua irmã Maria Cristina, de Doracy, sua madrasta e de Serginho, cabeleireiro em Santos e amigo de Luis Antonio, e narra sua história até o ano de 2006, data de sua morte em Bilbao onde vivera até então como Gabriela. 

Luis Antonio Gabriela - Foto Claudio Etges

Foto Claudio Etges

Sobre o Festival Palco Giratório

Festival Palco Giratório é parte integrante da 16ª edição do Circuito Palco Giratório. Este ano, ele circula com companhias de teatro e dança de 12 Estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Goiás, Paraná, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Sul.

O evento aberto no dia 1º segue até 29 de agosto e tem apresentações simultâneas de espetáculos de teatro de rua, teatro infantil e adulto, intervenção artística e dança em doze unidades do Sesc, sendo seis na Capital mais Osasco, Santo André, São Caetano do Sul, Campinas, Sorocaba e Santos.

Projeto do Sesc, o Circuito Palco Giratório percorre os estados do Brasil durante todo o ano a fim de promover a difusão cultural e o desenvolvimento das artes cênicas, democratizar o acesso à produção artística, promover a descentralização e o intercâmbio teatral por meio de atividades como espetáculos, manifestações culturais, oficinas, debates e palestras. O projeto é o único circuito de artes cênicas de grande porte que viaja por todo o país.

Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, “o objetivo do Festival Palco Giratório é o de apresentar uma programação que possa envolver e inserir os cidadãos na dinâmica mais ampla da vida cultural do país”. Miranda complementa afirmando que “o projeto é parte de um processo permanente de educação não-formal, por meio das artes cênicas, que o Sesc realiza em todos os estados e que visa a despertar a importância da cultura no cotidiano da comunidade e principalmente o seu intercâmbio.

Luis Antonio-Gabriela

Recomendado para maiores de 16 anos.

Ingressos: De R$ 2,40 a R$ 12,00

21 a 22/08. Quarta e Quinta, às 21h.

Duração: 88 minutos

Teatro Sesc

Rua Cons. Ribas, 136 – Aparecida – Santos

Tel:  (13) 3278-9800