Texto porLudmilla Rossi
Santos

5 motivos para amar comida japonesa

O que até pouco tempo atrás era reservada aos descendentes orientais e as poucas pessoas que se aventuravam a experimentar novos sabores, a culinária japonesa hoje vem ganhando cada vez mais força e espaço na dieta e na mesa do brasileiro. Em especial, do santista. Já parou para perceber como pipocam restaurantes japoneses e temakerias aqui em Santos? Antes em menor número, só era possível encontrar restaurantes especializados na culinária asiática nos grandes centros e cidades turísticas. Atualmente, está virando quase um hábito trocar o tão comum arroz com feijão por algum prato japonês.

Confira abaixo 5 bons motivos para AMAR as delicias orientais.

Sushis niguiris tirando um soneca

1) Peixe: verdadeiro amigo de coração

Salmão, atum e truta. Essas três espécies são as mais utilizadas pelos restaurantes e por consequência são os peixes mais consumidos pelos consumidores da culinária japonesa. Esse trio é considerado o grande amigo do peito, ou seja, só agregam grandes benefícios ao coração. Isso se deve pelo fato dos três tipos serem ricos em ômega 3, que nada mais é que um poli-insaturado que faz uma faxina em todos os vasos sanguíneos. Além disso é um dos responsáveis por dissolver as placas de gordura que ficam em nossas artérias por conta da má alimentação. A ingestão desse poli-insaturado faz com que o sangue circule sem barreiras e também reduz consideravelmente os riscos de doenças ligadas ao coração, como por exemplo hipertensão, infarto e alguns tipos de derrames.

2) Alga: grande ajudante para combater gorduras

No começo a maioria das pessoas estranhavam bastante um cone feito de algas com uma porção de peixe dentro, mas não demorou muito para os temakis cairem no gosto dos consumidores. Há uma piada que existem mais temakerias do que padarias na cidade de Santos. Esse vegetal marinho pode ser visualmente estranho, mas é excelente fonte de iodo, necessário para a tireoide e ainda faz com que o sistema imunológico trabalhe melhor.
Além disso, o consumo das algas também tem um benefício extra, que é a redução da absorção de gordura no organismo. Segundo uma pesquisa feita na Universidade de Newscatle, na Grã-Bretanha, a ingestão desse alimento pode reduzir em até 75%, porcentagem essa que é mais que o dobro oferecido por medicamentos responsáveis por essa função.

3) Pepino: o maior aliado contra retenção de líquido

Bastante famoso por ser um alimento de baixa caloria, o pepino também é um dos grandes auxiliadores para reduzir a retenção de líquido no corpo. Como é composto por 95% de água, esse alimento que é mais encontrado em saladas, temakis e sushis também é responsável pela função de hidratar todo organismo e ainda ser um diurético natural. Além disso, por ser rico em vitaminas que tratam irritações e diminuem o inchaço na pele, o pepino também é bastante utilizado em tratamentos de beleza e em receitas para diminuir olheiras e rugas.

 

Confira alguns posts que fizemos sobre restaurantes japoneses em Santos
> O almoço no Nagasaki Ya
> Nebuta Temakeria
> Nova franquia do Haru em Santos
> Conhecendo a Robataria Santista

 

4) Cogumelos: armadura para seu organismo

Bastante consumidos pelos apreciadores da culinária japonesa, o shitake e shimeji agem de forma protetora dentro do organismo humano. Ambos funcionam como verdadeiro esquema de blindagem na defesa contra doenças e também auxiliam no funcionamento do sistema imunológico. Alguns estudos também comprovam que a dupla também tem forte influência no combate das altas taxas de colesterol.

5) Wasabi: remédio contra azia e má digestão

A pasta feita da planta wasábi é rica em vitaminas e principalmente atua combatendo a má digestão e o desconforto causados por ingestão de comidas gordurosas. Assim como o gengibre, ele também ajuda a acelerar o metabolismo e proteger todo o organismo. A única contra indicação é o uso sem moderação, que pode causar grande ardência por conta da força de sua raiz.

Comida Japonesa em Santos
Com a colaboração de Bruna Reginaldo Lima.