Texto porLuiz Fernando Almeida

SANSEX realiza evento em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Homofobia

Hoje é Dia Internacional de Combate à Homofobia,

Diga não a essa prática nociva, que atenta contra os direitos fundamentais das pessoas e contra as bases da própria República, violando os princípios da tolerância, respeito à diversidade e democracia.

não à homofobia

O Dia 17 de Maio, além de relembrar que a homossexualidade não é doença, tem uma característica de protesto e de denúncia. No mundo inteiro, há um número crescente de atividades sendo realizadas neste dia e obviamente Santos não ficará de fora.

A SANSEX (Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade de Santos) realiza nesta data, um evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate a Homofobia na Vila do Teatro e no Espaço Teatro Aberto no centro histórico.

A programação conta com exibição dos curtas metragens “Leve-me para Sair” do Coletivo Lumika e” O Segredo dos Lírios” dirigido por Brunna Kirsch e Cris Aldreyn e o filme Santista “Terapia” de Dri Zigotto será exibido em parceria com o Cineclube Maurice Legard. Logo após, acontece um bate papo com a Atriz transexual Renata Carvalho e convidados com o tema “Diga não a Homofobia” tudo isso na Vila do Teatro.

Na sequência o lançamento da edição de maio da revista Sanatório Geral que tem como tema “FIM” no Espaço Teatro Aberto. Toda a programação tem ENTRADA FRANCA.

Faça do Brasil e de Santos, territórios livres da homofobia. Disque que 100 para denúncias de violência sexual.

Sobre os filmes:

O Segredo dos Lírios
O Segredo dos Lírios (16min) é um curta documentário que conta a história de Christiane, Estela e Vera: mães de garotas homossexuais que fazem de seu amor um exemplo para outras famílias. O filme foi dirigido por Brunna Kirsch e Cris Aldreyn, estudantes de cinema da UNISINOS (São Leopoldo – RS) durante a primavera de 2011 e exibido pela primeira vez em uma sessão comentada no Santander Cultural, em Porto Alegre, onde recebeu diversas críticas positivas.

Leve-me para Sair
O Projeto conta com depoimentos de 10 homossexuais entre 16 e 18 anos. Dezenove minutos de muitos questionamentos: “Qual a sua opção sexual?”, “Homossexual, lésbica, gay, homo afetivo?”, “Ser gay te define?”, “Você tem medo?”. Essas são algumas das muitas perguntas que serviram de pano de fundo para o documentário Leve-me pra sair, realizado pelo Coletivo Lumika.

Um grupo e dez jovens, com idade entre 16 e 18 anos, expõe seu ponto de vista sobre vários assuntos ligados à orientação sexual. De maneira simples e até bem humorada, a nova geração fala com clareza e naturalidade sobre impasses e conquistas vivenciadas durante e após a decisão de assumir suas preferências.

Terapia
Uma trama, uma terapia e dois resultados. Esse é o mote de ‘Terapia’, comédia ambientada na Baixada Santista. O filme é estrelado por Vanessa Medeiros, Pasquale Micillo e Alessandra Santana. A direção e roteiro são assinados por Dri Zigotto

Lançamento da Revista Sanatório Geral

A terceira edição da Sanatório Geral tem como tema o “FIM” e conta com o texto de abertura de Wagner Oliveira e ainda textos de Wanderley Preite Sobrinho, Marcelo Rayel, Lincoln Spada e Beto Volpe.

Em destaque esse mês, na Cadeira Elétrica de Luane Carvalho Fratelli, a entrevista com Anna Caiado que é diretora de arte do primeiro longa brasileiro de animação “Uma Historia de Amor e Fúria” a revista ainda conta com a estreia do “Dia de Visita” de Rodrigo Mmorales, com um ensaio fotográfico com o tema do mês, onde participaram Alyson Montrezol, Danilo Rolim, Sandra Machado, Barbara Brawe e tem texto de Rafaella Martinez Vicentini.

Nessa edição nas Sessões de Terapia, a “Lobotomia” que falará sobre a arte underground, falando de arte na rua. E quem escolhe as dez musicas referentes ao tema do mês é o musico Bruno de La Rosa. A galeria da Revista ainda conta com 20 artistas que enviaram trabalhos sobre o tema FIM.

Traje sugerido para a festa: Peças de roupas nas cores da bandeira do Arco Iris.

Já falamos sobre a revista e a festa neste post

stop homophobia

Sobre a Sansex

Durante o Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens, único momento anual de promoção cultural do gênero na cidade, é realizado uma mostra LGBT denominada Curta Cris há quatro anos consecutivos, onde são exibidos filmes sobre a temática e também homenagens a uma personalidade do segmento que tenha contribuído de alguma forma em seu trabalho para a conscientização das pessoas sobre a igualdade de pensamentos e o combate ao preconceito neste universo.

Vimos que era muito pouco, existia uma lacuna e os participantes estavam ávidos a compartilhar ideias, propostas, indagações e discussões por políticas públicas ao tema da diversidade sexual e dos reais problemas das pessoas que sofrem preconceitos e descriminação, e a SANSEX, que este ano fara sua terceira edição, faz este papel: promovendo o encontro destas ações entre seus participantes e a sociedade.

A Sansex e uma realização da da Superbacana Produções e da Associação Olhar Caiçara.

Serviço:

NÃO A HOMOFOBIA- Evento em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Homofobia.
Sexta-feira 17 de Maio a partir das 21h.
Programação:
Vila do Teatro
21h00min- Abertura
21h30min – exibição de curtas metragens
22h30min- Bate Papo com o tema NÃO A HOMOFOBIA.

Espaço Teatro Aberto
23h- Lançamento da edição de Maio da Revista Sanatório Geral

Realização: SANSEX- Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade