Texto porLudmilla Rossi
Santos

Museu da Informática em Mountain View, Califórnia

Nerd que é nerd fica orgulhoso de bater no peito e dizer: “eu tive um 386, eu usei o DOS e sou da época onde Internet não tinha nem GIF animado”. Pois é, sou dessas. Lembro até o dia em que acessei a Internet pela primeira vez, em 28 de junho de 1996. Imaginem então para mim, que a história da Internet dança com a história da minha vida pessoal (conheci o amor da minha vida no mIRC) e profissional (comecei minha carreira como webdesigner), como foi conhecer o Museu da Informática em Mountain View.

Estávamos em San Francisco e alugamos um carro para ir até Mountain View, região onde estão aglomerados os quartéis do Google, Facebook, Apple, entre outras gigantes da tecnologia. Antes de rodar pelos arredores fomos conhecer o Museu da Informática (como é conhecido no Brasil) ou Computer History Museum.

Badge do Computer History Museum

O passeio é parada obrigatória para quem ama tecnologia e quer conhecer sua história. O museu não é muito grande mas em pouco tempo (cerca de três horas) deu para enriquecer a bagagem cultural de uma forma absurda. Fizemos uma visita guiada (com um tiozinho daquele naipe professor-gênio) que contava as histórias de uma forma muito didática e envolvente. Ele, e mais uma porção de senhores são voluntários no local.

Me peguei pensando na história de vida desses caras – eles tinham total pegada de terem feito parte da revolução tecnológica desde o comecinho.

Visita Guiada no Computer History Museum

O tiozinho que fez a visita guiada – dos ábacos até a internet como conhecemos

Uma das primeiras tecnologias que me impressionaram foi a história dessa máquina de tabulação de dados – ainda completamente física. Se não fosse ela os Estados Unidos demorariam 10 anos para completar o censo de 1890, depois do censo de 1900 começar. A máquina abaixo facilitou a contagem e controle dos dados dos cartões e tudo foi finalizado em dois anos. Incrível.

Depois de muitas explicações e um bom tempo na frente do ENIAC e outros computadores-dinossauros, chegamos até o computador da Xerox. A história da informática é composta de várias histórias de cornetagem, briguinhas de ego, e claro, MUITAS kibadas. O idolatrado Steve Jobs era um malandrinho e dava umas kibadinhas em ideias alheias de vez em quando: foi assim que ele incorporou o mouse (que ele espiou quando visitou a Xerox) em uma de suas primeiras criações.

Outra coisa legal desse computador: a tela era verticalmente orientada, seguindo assim o padrão de uma folha de papel. Jamais imaginaria…

O mouse kibado pelo Steve Jobs

Jobs malandrinho…

Apple I assinado pelo Wozniac

O Apple I assinado pelo Wozniak.

E esse robozinho? Quem lembra?

Além de toda a parte da computação vintage e máquinas que eu jamais imaginaria ver ao vivo, existe uma área dedicada a games e à Internet. Essa exposição chama R|evolution e a todo instante a frase “Made possible through the generosity of Bill Gates” é estampada nas paredes.

A entrada custa em torno de U$15, mas vale MUITO mais que isso. Recomendadíssimo!